• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

O papa Bento XVI realizou neste sábado (24), no Vaticano, a cerimônia de nomeação de 23 novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles está o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Dom Odilo Scherer é o primeiro brasileiro a ser nomeado pelo papa Bento XVI. Agora são nove os cardeais do Brasil.

A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro. Os cardeais se ajoelharam diante do papa e fizeram um juramento. Em seguida, receberam o barrete, o chapéu vermelho, e o título de diácono.

Os religiosos vestiram vermelho, a cor que simboliza o juramento à Igreja, o derramamento de sangue em nome da fé.

Neste domingo (25), os novos nomeados vão receber o anel de cardeal.

Conclave

Dos 23 cardeais, há 13 europeus, quatro latino-americanos, dois americanos, dois africanos e dois asiáticos.

Dos novos cardeais, 18 são eleitores, por terem menos de 80 anos, o que significa que podem participar de um eventual conclave. Os outros cinco têm mais de 80 anos, por isso não podem participar de um conclave na Capela Sistina, mas podem ser escolhidos papa.

Dos 18 cardeais eleitores, dez são europeus, o que representa um maior peso da Europa no Colégio Cardinalício, no qual passa a ter 104 membros, pouco mais da metade.

O Colégio Cardinalício fica formado por 201 cardeais, dos quais 120 poderão participar de um eventual conclave. Destes 201 membros do Colégio Cardinalício, há 104 europeus, 34 da América Latina, 20 da América do Norte, 18 da África, 21 da Ásia e quatro da Oceania.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]