Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte e do Instituto Sensus divulgada nesta segunda-feira (15) revela que 48,7% da população acredita que o mandato pertence ao candidato, enquanto 38,3% defendem que o mandato é do partido político. Por outro lado, segundo a pesquisa, 54,2% concordam com a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir o troca-troca partidário, rejeitada por 30,7% dos entrevistados.
"A população vota no candidato e não quer que ele mude de partido", avaliou o presidente da CNT, Clésio Andrade.
A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 8 e 12 de outubro em 136 municípios. A margem de erro é de 3 ponto percentuais para mais ou para menos.
Parlamento
Para 23,3% dos entrevistados, o Senado Federal deve ser extinto, sendo que 19,2% defenderam o fim da Câmara dos Deputados. Segundo a pesquisa, 12,6% queram a extinção das duas Casas. Por outro lado, 25,8% sáo contrários à extinção de qualquer uma das Casas do Parlamento.
A pesquisa revela ainda que 45,3% dos entrevistados são favoráveis à unificação da Câmara e do Senado, sendo que 32,7% são contrários.
Oposição
Para 24,8% dos entrevistados, PSDB e Democratas têm atuação competente, mas conivente com o governo federal no Congresso. Mas outros 17,8% não consideram a oposição conivente. Para 14,4%, PSDB e DEM são incompetentes e não coniventes, e 10,9% afirmaram que os dois partidos são incompetentes e coniventes com o governo.
Deixe sua opinião