Para dois em cada três eleitores paulistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia dos casos de corrupção que foram denunciados em seu governo. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Ibope, em pesquisa encomendada pela Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo. No total, 66% responderam que ele sabia dos casos. Entre os eleitores com nível superior, esse índice sobe para 86. Entre os menos instruídos (que têm até a quarta série do ensino fundamental), esse índice é de cerca de 50%.
Pela pesquisa, 70% do eleitorado acha que as denúncias são totalmente verdadeiras ou pelo menos parcialmente verdadeiras. Apesar disso, as intenções de voto de Lula cresceram no estado, alcançando 40%. O índice representa empate técnico com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 38% das intenções de voto. Na primeira pesquisa eleitoral, feita em fevereiro deste ano, havia uma diferença de 18 pontos percentuais a favor de Alckmin.
De acordo com o Ibope, entre os que acreditam que Lula sabia dos casos de corrupção, 47% pretendem votar em Alckmin e 28% no atual presidente. Entre aqueles que afirmam que Lula não sabia, 69% votam pela reeleição e 18% preferem o candidato do PSDB. Dos eleitores entrevistados, 13% afirmam que as denúncias contra o governo Lula são parcialmente falsas. Para 7%, elas são totalmente falsas e 10% não opinaram ou não sabiam.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Congresso aprova LDO e permite governo suspender emendas que descumprirem regras
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária