Para 68% dos brasileiros, a presidente Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade no escândalo da Petrobras, segundo pesquisa do Datafolha realizada nos dias 2 e 3 dezembro com quase 3 mil entrevistas e publicada neste domingo no jornal Folha de S.Paulo. A margem de erro é de dois pontos.
No entanto, as revelações da Operação Lava Jato não afetaram a avaliação do governo. O levantamento mostra que 42% da amostra considera a gestão Dilma boa ou ótima. É o mesmo porcentual registrado em 21 de outubro, ou seja, o melhor patamar de aprovação do governo desde junho de 2013.
A desaprovação do governo teve ligeira alta em relação à pesquisa anterior, de outubro: passou de 20% para 24%. Metade dos brasileiros acredita que a presidente reeleita fará um bom governo daqui para frente.
Para 43% dos entrevistados, saúde é o principal problema do Brasil, seguida por violência/segurança, citado por 18% da amostra. A preocupação com corrupção caiu: apenas 9% responderam ser esse o maior problema do Brasil. Em junho, esse percentual era de 14%.
Há menor otimismo quanto à situação econômica do país. Em comparação com outubro, houve queda de 11 pontos entre os entrevistados que acreditam que haverá melhora.
Deixe sua opinião