O deputado federal Marcelo Belinati (PP-PR) apresentou à Câmara de Deputados projeto de lei que pretende antecipar a comemoração de feriados para as segundas-feiras. De acordo com a proposta – com exceção de 1.º de janeiro, Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, Finados e Natal – todos os feriados deverão ser comemorados no início da semana, para não gerar prejuízos à economia. De acordo com a justificativa do projeto, as dificuldades econômicas do país poderiam ser minimizadas caso feriados prolongados fossem evitados.
O deputado argumenta ainda no texto do projeto que a proposta beneficiaria tanto o setor produtivo quanto o trabalhador. “Não só a economia, mas o próprio trabalhador seria beneficiado com a medida, pois o deslocamento do feriado de meio de semana para as segundas-feiras proporcionaria a ele uma oportunidade melhor de descanso com seus familiares, onde poderiam até programar pequenas viagens”, diz o projeto.
De acordo com o parlamentar, os dias emendados pelos feriados no meio da semana fazem com que a indústria brasileira perca cerca de R$ 64 bilhões por ano – segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). “Esse montante equivale a duas vezes o que o governo quer arrecadar com a volta da CPMF”, disse. Com a volta do imposto, o governo pretende arrecadar R$ 32 bilhões.
Para Belinati, o projeto de lei reacende a discussão sobre a quantidade de feriados no país e o impacto deles para a economia. “Num momento de crise, o Brasil inteiro perde com os dias parados”, afirmou.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares