Dois possíveis candidatos à presidência da República, os tucanos Geraldo Alckmin e José Serra, disseram nesta quarta-feira que 2005 foi decepcionante na esfera federal. Para Alckmin, o país tem, em 2006, de agarrar as oportunidades de crescimento, que neste ano ficou abaixo do de outros países emergentes. O governador acha que não houve avanço nas reformas e o país caminhou devagar.
Alckmin espera que em 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça "tudo o que deixou de fazer em 2005".
- Todas as reformas que não foram feitas. Este ano ainda tivemos uma taxa de juros altíssima, que esfriou a economia e piorou o câmbio. Lula tem de fazer tudo que precisa ser feito e não foi: eficiência tributária, choque de gestão, completar reforma da Previdência e outras reformas estruturantes, como a reforma política - afirmou o governador.
Ele também criticou o fato do presidente ter anunciado as obras necessárias nas rodovias brasileiras sem licitação.
- Isso mostra a falta de planejamento do governo. O correto seria licitar as obras e já ter executado, porque uma estrada estragada vai custar muito mais caro para ser recuperada, além custar vidas humanas - afirmou.
O prefeito da capital, José Serra, também criticou o governo federal, afirmando que 2005 foi uma decepção.
- O terceiro ano do governo federal cristaliza o sentimento de decepção quando se compara aquilo que foi proposto e o que efetivamente se fez. Hoje, efetivamente temos um governo federal sem rumo, vivendo a prazo dos acontecimentos - diz Serra.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Lula diz a Motta e Alcolumbre que não mandará propostas ao Congresso sem consultar líderes
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião