Nestor Baptista| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"No convívio do Parlamento, pude compreender concretamente que o diálogo e o respeito à diversidade de opinião são essência da vida democrática e o ponto de partida dos avanços institucionais. Ali percebi, com muita clareza, que é possível divergir sem hostilizar."

Bruno Dantas, ex-consultor legislativo do Senado, ao tomar posse no Tribunal de Contas da União (TCU).

CARREGANDO :)
José Roberto Arruda
CARREGANDO :)

Estranhamente, a análise de dois processos ligados à polêmica envolvendo o Tribunal de Contas do Estado (TC) e a Associação de Municípios do Paraná (AMP) – que estavam na pauta de ontem do TC – foi adiada. Um deles é o julgamento das contas de 2012 de Nova Aurora. O município foi citado pelo conselheiro Nestor Baptista (foto) como exemplo daqueles que levariam multa pela contratação de serviços jurídicos de um assessor da AMP, indicando que teria havido tráfico de influência e ilegalidade no contrato. O outro, que julga as contas da Câmara de Nova Olímpia – onde o presidente da AMP, Luiz Sorvos, é prefeito – recebeu pedido de vista e também foi adiado. Parece que, agora que se chegou a um consenso, o TC não quer levar a briga adiante. Hoje, o tribunal deve votar a resolução que torna menos rígida a aplicação de multas.

Ditadura militar

Publicidade

A Comissão Nacional da Verdade quer que as Forças Armadas esclareçam oficialmente as razões pelas quais descartaram a hipótese de que instalações militares tenham sido usadas durante a ditadura para tortura e assassinato de presos. Segundo a comissão, os relatórios militares sequer mencionam a ocorrência de tortura, embora o próprio Estado brasileiro já tenha admitido as violações. O Ministério da Defesa informou que ainda não recebeu o pedido e, portanto, não comentaria o assunto.

Demandas paranaenses

O relatório final da Agenda Paraná – uma compilação de demandas do estado que será entregue aos candidatos à presidência da República – foi aprovado na última terça-feira, na Assembleia Legislativa, pela comissão formada em maio para elaborar o documento. Os pontos considerados prioritários são ligados a melhorias na infraestrutura ferroviária, rodoviária e aeroportuária; desoneração de impostos; maior distribuição de recursos federais ao Paraná; e investimentos em universidades públicas estaduais.

Reajuste inflacionário

Os deputados aprovaram ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, reajuste de 6,28% na remuneração dos funcionários da Defensoria Pública. O índice corresponde à inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE. A proposta será analisada em última votação na próxima segunda-feira.

Publicidade

Barrados no baile

O TRE do Distrito Federal rejeitou o pedido de registro de candidatura de José Roberto Arruda (PR, foto) ao governo local – ele vai recorrer ao TSE. A decisão teve como base a Lei da Ficha Limpa. Em 2010, Arruda se tornou o primeiro governador preso no exercício do cargo, por suspeita de tentativa de suborno de uma testemunha no esquema do mensalão do DEM. Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça do DF o condenou por improbidade administrativa. Pelos mesmos motivos, também foi rejeitado o pedido de registro de candidatura à reeleição de Jaqueline Roriz (PMN) ao cargo de deputada federal.

Colaboraram: Amanda Audi e Euclides Lucas Garcia.