Rio (Folhapress) O deputado federal José Dirceu (PT-SP) afirmou ontem no Rio que a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja levar o país a uma situação de "ingovernabilidade", com o objetivo de impedir uma vitória petista na eleição de 2006.
De acordo com Dirceu, ameaçado por um processo de cassação que tramita no Congresso Nacional, "o objetivo da oposição não é esclarecer, não é investigar" os fatos relacionados à suposta prática de corrupção por integrantes do governo e participantes da campanha eleitoral de 2002.
"O objetivo da oposição, ficou claro ali (no depoimento de Palocci à Comissão de Assuntos Econômicos), é arrastar a crise e ir aprofundando a crise e agravando a crise. Uma tentativa de criar ingovernabilidade no país".
Ex-ministro da Casa Civil e apontado como o mais importante auxiliar de Lula até o início do escândalo do mensalão, Dirceu elogiou o desempenho do ministro da Fazenda no depoimento. Para ele, a atuação de Palocci pode ter atrapalhado os planos dos oposicionistas. "O que a oposição vai fazer eu não sei. Acho que a ida do ministro Palocci foi satisfatória e deu uma resposta à altura tanto à questão econômica quanto às denúncias que vinham sendo feitas. Acredito que a opinião pública assim também enxergou a ida do ministro Palocci (à comissão)", disse.
A possibilidade de haver no país uma crise econômica gerada pelo suposto envolvimento de Palocci em irregularidades e um conseqüente afastamento dele do ministério foi descartada por Dirceu.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião