O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta quarta-feira o empenho do Congresso em aprovar as medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pediu o mesmo interesse na prorrogação da CPMF, que classificou de indispensável para o país.
"Qualquer pessoa de juízo nesse país, a não ser aqueles que querem inviabilizar o Brasil, sabe que nem o governo Lula, nem o governo de qualquer outro ser humano, poderia abrir mão da CPMF nesse instante", disse Lula, durante cerimônia de lançamento do PAC para municípios com até 50 mil habitantes.
"Aqueles que acham que é simples acabar (com a CPMF), deveriam propor acabar depois de 2010 para saber que nenhum governo, nem do PT, nem do PMDB, nem do PSDB, nem do PFL, conseguiria governar esse país hoje sem a CPMF", acrescentou Lula, em recado à oposição, que tenta obstruir a votação da CPMF na Câmara e ameaça rejeitá-la no Senado.
Lula fez questão de elogiar o desempenho do Congresso no que concerne ao PAC, dizendo ser preciso fazer justiça a quem merece.
"Quero agradecer do fundo do coração aos deputados e senadores que facilitaram a vida desse país aprovando em tempo recorde quase todas as medidas do PAC que nós mandamos para o Congresso", disse Lula.
Lula afirmou que a democracia contempla a divergência e que o Congresso é o local de debate e solução de conflitos.
"Eu, como presidente da República, não tenho nenhuma ilusão ... de que cada projeto que o Poder Executivo manda para o Congresso tem que ser votado ipsis literis. Já foi provado que o Congresso consegue melhorar as propostas do Poder Executivo."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia