Os eleitores de Curitiba enxergam no prefeito Gustavo Fruet (PDT) uma pessoa preparada para comandar o município. A pedido da Gazeta do Povo, o Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 682 pessoas em Curitiba para saber quais as virtudes que melhor descrevem o novo prefeito. As características mais citadas também revelam, no olhar do eleitor curitibano, um prefeito determinado e honesto.
As qualidades mais citadas na pesquisa estimulada quando a relação de características foi mostrada ao eleitor foram: preparado (10,41%), determinado e honesto (ambas com 10,26%), inteligente e trabalhador (8,94%). "É um perfil técnico excelente, que está em alta no país. E com certeza o ajudou a ganhar a eleição para a prefeitura de Curitiba, principalmente porque o opositor no segundo turno, Ratinho Júnior (PSC), tinha um perfil extremamente social, voltado para a camada social menos favorecida", analisa Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas.
Na sondagem, as virtudes menos apontadas pelos eleitores curitibanos com relação a Fruet foram: preocupado com os pobres (0,73%), bondoso (1,03%), líder (1,76%), simpático (3,08%) e sincero (3,52%). "A pesquisa mostrou que este é o ponto fraco do novo prefeito, o lado humano, social. Se o Gustavo [Fruet] der ênfase durante a gestão na área social, ele pode reverter esse quadro. São características da personalidade dele que foram moldadas durante toda a vida política", disse Hidalgo. Na opinião do diretor da Paraná Pesquisas, o perfil ideal para um político é o equilíbrio das qualidades técnicas e humanas.