O prefeito Beto Richa tomou café da manhã ontem com o presidenciável de seu partido, Geraldo Alckmin. O governador paulista afirma que está trabalhando para atrair mais partidos para a aliança PSDB/PFL. "Estou lutando para formar uma ampla frente de oposição ao candidato do governo federal, mesmo porque, acredito, o quadro político deverá mudar muito até as convenções", contou Alckmin.
Na campanha Beto Richa ofereceu apoio paranaense ao candidato tucano para a elaboração do seu plano de governo. Beto colocou à disposição de Geraldo Alckmin técnicos e especialistas em diversas áreas. "A sugestão foi muito bem recebida pelo governador e em breve voltaremos a conversar sobre a participação paranaense nesse projeto", disse o prefeito.
Oposição As declarações do presidente do PSDB paranaense, deputado Valdir Rossoni, a uma rádio de Curitiba, admitindo uma aliança com o PMDB de Roberto Requião, fizeram com que o PFL voltasse a falar em candidatura própria. Segundo o presidente pefelista de Curitiba, vereador Fábio Camargo, "é preciso não perder o foco de montar uma frente de oposição para enfrentar o atual governador".
Próprio Os vereadores tucanos de Curitiba afirmam que não abandonam a tese da candidatura própria. A vereadora Nely Almeida, que garante que vai lançar sua pré-candidatura ao Senado, diz que o partido tem o senador Alvaro Dias ou o deputado federal Gustavo Fruet como fortes concorrentes.
Encontro O presidente do diretório municipal do PL e pré-candidato ao Senado, Valdemir Soares, teve um encontro com o senador Alvaro Dias (PSDB) na segunda-feira. Os dois conversaram sobre as eleições e alianças partidárias no primeiro e segundo turno.
Adicional O líder do prefeito na Câmara, vereador Mário Celso (PSDB), anunciou ontem que a prefeitura vai pagar a partir de abril um adicional de 10% para os professores que trabalharem em "escolas de difícil provimento", ou seja, mais na periferia. De acordo com o vereador, são 28 escolas nessa situação e 866 funcionários serão beneficiados.
Fogo amigo O deputado Natálio Stica (PT) se disse indignado com as declarações do presidente de seu partido, André Vargas, que o acusou de "conspirar" contra a candidatura de Flávio Arns em favor de um apoio a Requião. "Sempre defendi e defendo a candidatura própria do PT do Paraná. Nunca falei ao contrário. Nosso candidato é o senador Flávio Arns", afirmou Stica.
Sem exame O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) está tentando mobilizar lideranças para acabar com o fim da exigência do Exame de Ordem da OAB. Está em tramitação no Congresso uma proposta de autoria de Rosenmann que acaba com a prova. "A preocupação da OAB hoje é muito mais em instituir uma reserva de mercado para evitar que novos profissionais ofereçam concorrência aos já estabelecidos, do que defender a qualificação do exercício da profissão", afirma.
Presidentes Duas das 20 comissões permanentes da Câmara dos Deputados serão presididas por parlamentares paranaenses. A de Agricultura terá o pefelista Abelardo Lupion, que substitui a Ronaldo Caiado. Para presidir a de Direitos do Consumidor, o PTB indicou Íris Simões. A eleição que deve confirmar os nomes dos novos presidentes está marcada para amanhã.
Alternativas O PV de Curitiba está começando a discutir os nomes possíveis para o governo do estado. A saída caseira seria Melo Viana, presidente do PV do Paraná. A saída acadêmica seria o professor Renato Eugênio de Lima, da Universidade Federal do Paraná. E a saída mais política seria do diretor da Itaipu Nelton Friederich.
Despedida Pré-candidato a deputado federal, o diretor do Detran, Marcelo Almeida (PMDB), afirma que gostou da experiência de administrar o órgão de trânsito. "Nesse período, o Detran ficou apolítico e eficiente", disse ontem, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo posto de atendimento na Cidade Industrial. Almeida se despede do cargo na sexta-feira.
Pinga-fogo
* A palestra de Leonardo Boff ontem na reunião semanal do secretariado agradou tanto a Requião que ele disse a todos que a gravação seria reprisada ao menos uma vez por mês na TV Educativa.
* A parte da palestra que o governador mais gostou foi logo o início, quando Boff elogiou a atitude de Requião pela determinação de rotular produtos transgênicos no Paraná.
* O prefeito Beto Richa não estará em Curitiba hoje, data de aniversário da cidade.
* Estará embarcando para a Itália, onde se encontra com a organização do Campeonato Mundial de Automobilismo, categoria Turismo.
* O PT já está com as inscrições abertas a seus filiados que pretendem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.
* O prazo termina no dia 14 de abril, às 18 horas. Os nomes que vão compor a chapa de candidatos só serão definidos na convenção de junho.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião