A Sociedade Rural Brasileira (SRB), reunião de grandes produtores do agronegócio brasileiro, divulgou nota nesta sexta-feira considerando positiva a nomeação do Reinhold Stephanes para o Ministério da Agricultura. Segundo a SRB, o perfil de gestor do peemedebista é um "diferencial importante" no comando da pasta. O deputado tomou posse nesta manhã de sexta-feira.
Mas a organização não poupou críticas ao que chamou de pouco conhecimento de Stephanes junto a liderenças rurais e à banca ruralista do Congresso.
"Este distanciamento exigirá um forte esforço de aproximação do novo ministro com o setor privado rural e o legislativo para a construção de uma agenda em comum de desenvolvimento para a agricultura", afirmou no texto o presidente da SRB, Cesário Ramalho.
A nota argumenta também que Stephanes "terá que ter força política para pleitear junto à equipe econômica recursos orçamentários justos para as demandas da agricultura, bem como medidas e políticas públicas que favoreçam o crescimento do setor, com destaque para questões relacionadas a juros, tributação, câmbio e investimentos em infra-estrutura logística".
Os produtores rurais pedem também que o novo ministro tenha autonomia para montar uma equipe com base em critérios técnicos, livre de pressões políticas.
"As indicações devem ser pautadas pelo conhecimento maduro dos profissionais sobre a agricultura, trajetória ligada ao setor e sintonia com os desafios e necessidades da atividade", afirma a entidade.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas