Curitiba O professor e jurista paranaense René Ariel Dotti foi o relator de uma das duas comissões criadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para elaborar a proposta de reforma de crimes e penas eleitorais. Desde o fim de agosto deste ano, Dotti coordenou uma equipe que fez a revisão dos crimes eleitorais. O anteprojeto apresentado ontem aos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados propõe a reformulação de 90 artigos do Código Eleitoral.
Dotti enfatiza que a proposta do TSE é uma forma de combater "o sentimento de anomia que existe atualmente". O jurista espera que grande parte dessas propostas entrem em vigor para as próximas eleições. "Em matéria de crime eleitoral, não há um condicionamento de prazo. Espero que o projeto seja aprovado no ano que vem, em tempo de ser aplicada nas próximas eleições." Citando o romancista José de Alencar, Dotti diz que "o voto não é apenas um direito político, é mais do que isso, é uma fração da soberania nacional".
Para o professor, os cursos de Jornalismo e Direito deveriam introduzir aos alunos noções de direito eleitoral. "É tão importante quanto direito penal", diz. (BB)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”