Chapas com representantes de todos os segmentos da sociedade, cheia de lideranças comunitárias e grande potencial eleitoral. É assim que os dirigentes dos partidos definem suas listas de pré-candidatos para a disputa de 2008. Apesar da sinalização de um "cardápio" variado de opções para o eleitor, a maioria dos nomes que estão sendo apresentados são de pessoas que exercem mandato público, já tiveram passagem pela Câmara Municipal ou têm parentesco com políticos.
O partido do governador Roberto Requião, o PMDB, é o que tem a maior concentração de sobrenomes famosos: Rodrigo Curi, irmão do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB); o filho do vice-governador Orlando Pessuti, Moisés Pessuti; os ex-deputados estaduais Algaci Túlio e Mário Sérgio Bradock; Rafael Xavier, sobrinho do secretário de Saúde, Cláudio Xavier; os ex-vereadores Márcia Schier, Julio Ando e Ede Abib; o suplente de vereador Fernando Gomes; e Lídio Rotoli de Macedo Filho, representante de uma das famílias mais tradicionais do Judiciário. Ele é filho do desembargador Lídio Rotoli de Macedo e sobrinho do também desembargador Celso Rotoli de Macedo. "Vamos centrar a campanha no voto de legenda e lançar uma campanha pedindo para a população votar nos candidatos apoiados pelo Requião", diz o presidente municipal do PMDB, Doático Santos.
O PSDB também tem uma chapa carregada de políticos conhecidos e vai adotar estratégia semelhante à do PMDB. São 10 vereadores disputando a reeleição. O partido ainda vai usar como garoto propaganda o prefeito de Curitiba, Beto Richa. "O PSDB tem um trabalho muito bom na cidade que dá visibilidade para a reeleição do prefeito e dos candidatos que estão apoiando ele", diz o presidente da Câmara e do PSDB de Curitiba, João Cláudio Derosso. Partidos aliados também devem "grudar" na boa imagem da administração de Richa, avalia o presidente municipal do PSB e vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião