SÃO PAULO - Uma delegação italiana da Associação Parlamentar de Amizade Itália-Brasil virá a Brasília amanhã para pedir a concessão da extradição para a Itália do ex-ativista Cesare Battisti. A informação foi dada pelo deputado Domenico Scilipoti, do partido Itália dos Valores.
A delegação apresentará um documento a instituições brasileiras e ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedindo para "pôr fim à clandestinidade do conhecido terrorista que há um longo tempo se subtrai sem justificativas à execução das legítimas sentenças da Justiça italiana, criando um caso de relevo internacional".
O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu na última terça-feira liminar em que o governo da Itália pedia a revogação da decisão do governo brasileiro, que concedeu refúgio político ao ex-ativista Cesare Battisti.
Refugiado político
A decisão do Supremo, no entanto, ainda não é definitiva, já que ainda haverá o julgamento do mérito do pedido. Preso no Brasil desde 2007, Battisti recebeu o status de refugiado político por decisão do ministro Tarso Genro.
A decisão brasileira gerou protestos na Itália, que exige a extradição do ex-ativista de esquerda pelo fato de ele ter sido condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 70. Ele nega os crimes.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião