"Quero discutir com servidores públicos o que eles acham da indicação de pessoas estranhas ao quadro para gerir um Fundo de Previdência de R$ 4 billhões."
Reni Pereira, deputado estadual (PSB).
Parou O deputado Reni Pereira (PSB) ontem pediu vistas, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia, ao projeto de lei que dá ao governo poder para nomear os diretores administrativo e jurídico da Paranaprevidência. Pela projeto, de Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), os cargos podem ser preenchidos por livre escolha do governador.
Menos um O deputado estadual Fábio Camargo (PTB) estreou ontem na oposição. Depois da confusão gerada com o impedimento da criação da CPI das ONGs, o parlamentar pretende se distanciar da base governista. Ajudou a aprovar o projeto de Cida Borghetti de estimular o plantio de bambu, por 18 votos a 15. Os aliados do governo votaram contra.
Convocação O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) vai convocar o presidente do Conselho de Administração da Sanepar, Pedro Henrique Xavier, para ir à Assembléia Legislativa prestar esclarecimentos sobre os aditivos feitos com empreiteiras pela empresa e sobre os contratos firmados pelo Paranasan com o banco japonês JBIC. Segundo ele, há informações desencontradas na história.
Nomes O administrador regional do Portão, Fernando Guedes, foi ouvido ontem na CPI das Invasões da Câmara Municipal e apresentou nomes de lideranças que teriam ajudado a organizar as invasões. Ele citou, entre outros, o pastor Carlos Lima e Doático Santos, integrantes do governo do estado. Segundo Guedes, as informações vieram de moradores da região.
Dissolução A Executiva Estadual Provisória dos Democratas (ex-PFL), reuniu-se ontem, em Curitiba, e decidiu dissolver todos os diretórios e comissões provisórias municipais. As eleições para os diretórios municipais foram marcadas para em 20 de outubro. E a eleição do diretório estadual, para 23 de novembro.
Recusa O DEM ainda decidiu que vai esperar a decisão do STF a respeito da consulta formulada ao TSE para definir as ações jurídicas que deverão ser tomadas contra os eleitos que deixaram o partido. A executiva estadual também ratificou a decisão da executiva nacional de não aceitar o retorno de deputados estaduais e federais que deixaram a legenda. Isso inviabilizaria, por exemplo, uma tentativa de retorno do deputado Fábio Camargo, que no início do ano saiu do PFL e foi para o PTB. Com relação a um possível retorno dos vereadores, o assunto será analisado posteriormente.
Retorno Os vereadores Sabino Piccoli e Geraldo Bobato, os dois do DEM, querem que a vereadora Julieta Reis (PSB) retorne para o ninho democrata. Caso ela não aceite o convite, o partido irá protocolar um pedido ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), para reaver o mandato.
Tucanos A dissolução de diretórios municipais foi discutida ontem em reunião do PSDB do Paraná. Com essa atitude, bases eleitorais serão reestruturadas e novos diretórios, com novos membros, serão escolhidos. A idéia do partido é se reorganizar para a disputa das eleições para prefeitos e vereadores do ano que vem. No entanto, os diretórios dissolvidos foram os das bases eleitorais dos deputados que estão do lado de Requião. Essa é uma demonstração de que o partido está afunilando o caminho para esses "parlamentares requianistas".
Contestação A Casa Civil contestou ontem nota publicada no sábado, nesta coluna, informando que a criação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, teria sido motivada pela insatisfação do governador Requião com o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que o sistema foi concebido dentro da própria Casa Civil e ele que incorporou mecanismos de fiscalização do TC, sugeridos por Iatauro, que era conselheiro do Tribunal de Contas.
Pinga-fogo
O engenheiro agrônomo Almir Antonio Gnoatto vai assumir o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da Secretaria Estadual da Agricultura. Com a indicação de Gnoato, o secretário Válter Bianchini conclui a formação da equipe. Bianchini, aliás, será o palestrante de hoje na escola de governo. O aniversário de 27 anos do primeiro-secretário, Alexandre Curi (PMDB), foi comemorado com bolo ontem na Assembléia. O líder do PSDB, Luiz Nishimori, que também fez aniversário ontem, aproveitou o embalo e dividiu a comemoração. A Assembléia Legislativa estreou ontem um novo esquema nas votações. A divulgação da pauta dos projetos que serão discutidos é feita com um dia de antecedência. Antes, era divulgada só no dia. Ontem, já foi possível saber que o reajuste do salário mínimo regional está previsto para ser votado hoje.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião