Cerca de 945 quilômetros de rodovias federais no Paraná estão sem dono. Essas estradas deveriam ser cedidas à administração e manutenção do estado com a Medida Provisória 82, em dezembro de 2002, quando foi assinado um Termo de Transferência assinado entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Jaime Lerner.
O governo federal repassaria ao Paraná R$ 130 mil por quilômetro, mas, ao assumir a presidência, Lula vetou a conversão da MP 82, criando uma situação em que governos federal e estadual empurram a responsabilidade sobre as estradas um para o outro.
O Paraná tem 15.818 km de estradas das quais 3.397 km são federais. As cinco concessionárias de pedágio do estado são responsáveis por 1.800 km das rodovias da União. Enquanto não sai a decisão final da Justiça, os segmentos que restam ficam orfãos de reparos emergenciais de segurança. Buracos, regiões não pavimentadas e pontes perigosas fecham o quadro da indecisão.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF