O presidente reeleito do PT do Paraná, deputado André Vargas, além de comemorar a vitória de seu grupo nas eleições estaduais, está comemorando a participação dos filiados. "Enquanto os demais partidos não fazem eleição, o PT deu uma aula de democracia. Apesar de ser um domingo frio e chuvoso em praticamente todo o estado, levamos mais de 17 mil militantes às urnas em todo o Paraná", disse Vargas.
Carona Já o deputado federal Dr. Rosinha, que ficou em segundo lugar na disputa pela presidência estadual, diz que seu grupo ainda estuda providências contra o que classificou de fraude. O deputado alega que o Campo Majoritário utilizou-se do expediente de transportar eleitores e pagar a taxa de contribuição de alguns para obter os votos e o quórum necessário.
Presidência? O discurso do governador Requião na abertura da 2.ª Conferência Estadual das Cidades, foi de pré-candidato à Presidência. No pronunciamento, destacou os problemas nacionais. "O neoliberalismo se aprofundou de forma tola e ridícula", disse o governador. Requião ainda condenou a reforma da Previdência, o superávit primário para o pagamento de juros e a política de déficit zero. Sem registro Os delegados da Conferência das Cidades, que está sendo realizada em Foz do Iguaçu, aprovaram a inclusão no texto final do encontro uma moção contra a Cohapar por uma obra de habitação popular em Bandeirantes, Norte do estado. Segundo o texto, a Cohapar teria contratado 69 operários na obra do Parque das Dálias sem registro em carteira profissional.
Gol contra O texto destaca o que seria uma incoerência da Cohapar: ao deixar de assinar a carteira profissional, não estaria sendo depositado o FGTS, principal fundo para o financiamento da habitação popular.
Debandada A exemplo do que aconteceu com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, Roberto Requião deverá liberar em dezembro os secretários que têm pretensões políticas nas eleições do ano que vem. O governador quer mais tempo para escolher as pessoas certas que vão assumir as vagas e dar andamento aos programas no estado.
Apoio forte Três pré-candidatos a uma vaga na Câmara Federal deverão receber atenção especial do governador Requião nas eleições. Dois ainda fazem parte do governo e um fez parte por dois anos: o secretário de Planejamento, Reinhold Stephanes; o diretor-presidente do Detran, Marcelo Almeida; e o ex-chefe de gabinete de Requião, Rodrigo Rocha Loures, filho do presidente da Fiep. Este último pode se filiar ao PV.
Custo alto Os valores que a União vai gastar com o referendo do desarmamento desagradou ao vereador Celso Torquato (PSDB). "O custo de R$ 650 milhões é muito alto para o Brasil. Esse dinheiro poderia ser investido na educação, saúde ou no combate à fome. Em 2006 vamos ter eleições e o referendo poderia esperar mais um ano. Temos assuntos urgentes que precisam de soluções", justifica Torquato.
Verdes O Partido Verde realiza neste sábado, a partir das 14 horas, um encontro regional na Câmara Municipal de Araucária. A poucos dias do encerramento do prazo para filiação partidária, o partido continua recebendo novos integrantes. Acaba de assinar a ficha de filiação ao PV o vereador de Araruna, Genésio Marques de Souza, que é pré-candidato a deputado federal.
Alianças Os integrantes do PCdoB do Paraná fazem hoje em Curitiba a etapa estadual do Congresso do Partido. Entre outros assuntos, serão discutidas as políticas de aliança da legenda, que hoje fazem parte dos governos Lula e Requião. Os dirigentes comunistas sinalizam em manter as coligações para 2006.O senador Alvaro Dias (PSDB) discursou ontem contra os 23 vetos do presidente Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi aprovada pelo Congresso.
Pinga-fogo
* Segundo o senador, os vetos ferem um acordo negociado com a oposição, que agora promete obstruir as votações na Comissão Mista de Orçamento.
* A vereadora Dona Lourdes (PSDB) promove hoje um mutirão social na Associação de Moradores do bairro Cerdeirinha.
* Ela pretende encaminhar 150 pessoas para obterem carteira de identidade, certidão de nascimento ou que necessitam de ajuda para entrar com a papelada da aposentadoria.
* O peemedebista Felipe Braga Cortes está em Foz do Iguaçu para a Conferência Estadual das Cidades. Mas nos intervalos do encontro está articulando para ter uma base eleitoral na região.
* O pai, o ex-diretor de Itaipu Fabiano Braga Cortes é o encarregado de lhe apresentar antigos correligionários.
* Um pedido de vistas conjunta impediu ontem a votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado da proposta conhecida como minirreforma eleitoral.
* A deputada Iriny Lopes (PT-ES), relatora do projeto, defendeu que os partidos contrários às mudanças expliquem sua posição à população. Ela propõe um esforço entre os partidos para votar o projeto até o dia 30 deste mês.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”