As eleições estaduais acabaram há dois meses, mas os partidos já planejam 2008. A disputa acirrada pelo governo do estado está forçando os maiores partidos a se reorganizarem para a disputa municipal.
Em 30 de setembro vence o prazo para quem quer ser candidato em 2008 filiar-se na sigla em que pretende disputar as eleições. Até lá, os partidos farão um processo de reorganização nos municípios e querem atrair o maior número de lideranças possíveis nas principais cidades.
O novo presidente do PMDB, Renato Adur, antes mesmo de ser eleito já negociava com vereadores de Curitiba, de outros partidos, a mudança para o PMDB. O partido tem alguns nomes que desejam a disputa da capital, como Rodrigo Rocha Loures, Marcelo Almeida, Stephanes Júnior e Rafael Greca.
O PT, depois da boa votação de Gleisi Hoffmann para o Senado, está pensando na organização do partido e Gleisi será uma das grandes articuladoras das ações até as eleições municipais. O PSDB tem a perspectiva da candidatura à reeleição de Beto Richa. Mas no caso de Richa não se candidatar, Gustavo Fruet é o segundo nome para a disputa na capital. (DN)