O PMDB não fala mais com a presidente Dilma Rousseff sobre cargos no segundo escalão. O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, é quem será o interlocutor entre a presidente e os peemedebistas. Um dos que aguarda a definição do futuro político é o ex-governador Orlando Pessuti (foto). Está prevista para os próximos dias uma nova rodada de negociações quando serão definidos os postos em que deverão ser acomodados alguns dos derrotados, como Pessuti, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), os ex-governadores José Maranhão (Paraíba) e Iris Rezende (Goiás).
A pergunta
Gustavo Fruet aceitaria a vice de Ducci ou está com o pé fora do PSDB?
Com a declaração do governador Beto Richa (PSDB) de que não vê necessidade de intervir no diretório em Curitiba, Gustavo Fruet perde espaço dentro do próprio partido para o prefeito Luciano Ducci (PSB) aliado de Beto. Já teria sido oferecido a Fruet o cargo de vice prefeito o que não teria lhe agradado.
Repercussão
A entrevista de Beto Richa à Gazeta do Povo de ontem repercutiu no meio político como um sinal claro de que, salvo alguma grande reviravolta, Luciano Ducci terá apoio dos tucanos na campanha à reeleição, em 2012. Um deputado próximo ao governador contou que Richa estava preocupado com a reação de Gustavo Fruet ao ver a entrevista. Mas, como o governador passou o carnaval no Rio de Janeiro, ele ainda não teve notícias da maneira que Fruet avaliou a declaração de que não há necessidade de intervenção no PSDB de Curitiba.
Briga
São cada vez mais fortes os boatos de que houve uma briga entre dois deputados estaduais na semana passada numa salinha reservada atrás do plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Um dos parlamentares estaria pensando em até pedir a cassação do colega por quebra de decoro parlamentar. Os que viram contaram que houve xingamentos impublicáveis. Ninguém arrisca saber o motivo da discussão, mas sabe-se que os dois deputados disputam a unha os votos em Curitiba.
Na corda bamba
O futuro da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada num vídeo recebendo dinheiro do esquema de corrupção do Distrito Federal, começa a ser definido nos campos político e jurídico. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou que pretende requerer ao STF a abertura de um inquérito para investigar a deputada. O PSol, por sua vez, promete pedir até sexta-feira que a Câmara apure o envolvimento de Jaqueline Roriz, filha do ex-governador do DF Joaquim Roriz, com o escândalo que ficou conhecido como mensalão do DEM.
Gabinete maravilha
Eleito vereador por Goiânia em 2008, o jogador Túlio Maravilha (PMDB, foto) está sendo acusado de nomear funcionários fantasmas para o gabinete e obrigar servidores a devolver parte do salário para ele. O goleiro Lauro José de Araújo Filho, do time de Morrinhos, e a mãe do assessor foram contratados para trabalhar no gabinete de Túlio, mas nunca apareceram para dar expediente. Com salário de R$ 3,4 mil mensais, o goleiro nunca bateu ponto no trabalho, mas se apresenta todos os dias nos treinos do clube, a 182 quilômetros de Goiânia. Helena Borges de Araújo foi contratada com vencimentos de R$ 2,9 mil por mês. Mas assim como o filho, não trabalha no gabinete.
Pinga-fogo
"Vou fazer força para isso; não depende só de mim."
Aécio Neves (PSDB-MG), senador, ao ser questionado sobre uma possível candidatura à Presidência da República.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião