| Foto: Angieli Maros/Gazeta do Povo

Pinga Fogo

Costumo brincar que o PT não será jamais linha auxiliar da oposição, mas também nunca será o beija-mão da situação.

Rui Falcão, presidente do PT, durante reunião do diretório nacional do partido em Fortaleza (CE).

CARREGANDO :)

Manifestantes se reuniram na tarde de sábado, no centro de Curitiba, para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Guiado por um caminhão de som, o grupo gritava palavras de ordens e pediam o impeachment da petista. Muitos deles carregavam faixas com dizeres sobre atos de corrupção e o escândalo na Petrobras. Praticamente todo o grupo estava vestido com roupas brancas, verdes e amarelas. "O Paraná não é vermelho. O Brasil é branco e amarelo. Fora Dilma", gritavam. Foi a terceira reunião do movimento no mês de novembro.

Aliás...

Publicidade

Em São Paulo, também houve manifestação contra a presidente na Avenida Paulista, com número menor de participantes do que as anteriores. Um grupo de pessoas que pediam a intervenção militar foi expulso do local pelos outros participantes. "Nós não fazemos parte da direita hidrófoba e burra. Vocês não são bem-vindos aqui. Vão protestar em outro lugar", declarou o cantor Lobão, presente no protesto.

Agenda

Segunda-feira

Começam as inscrições para o cargo de ouvidor da Câmara Municipal. Os interessados devem apresentar toda a documentação até quarta-feira, 3. Na sexta-feira, 5, ocorre a sabatina pela comissão eleitoral, que vai formular uma lista tríplice a ser apreciada pelos vereadores.

A Assembleia começa a discutir o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná. O projeto longo, de 264 artigos, foi apresentado pelo governador Beto Richa e pretende assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

Publicidade

Terça-feira

A Câmara dos Deputados vota em sessão extraordinária duas PECs que têm conteúdo propenso a criar rusgas com o Executivo: a 170/12, que concede aposentadoria integral por invalidez ao servidor público em qualquer situação; e a 358/13, que institui o orçamento impositivo de emendas parlamentares.

No mesmo dia, a CPMI da Petrobras faz acareação entre os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.

Mal das pernas 1

Não é só o Paraná que está com dificuldades para lidar com seus recursos financeiros. O estado é um dos dez do país que está na zona de risco da Lei de Responsabilidade fiscal, por ter ultrapassado o limite de gastos com pessoal. Junto com Rio Grande Norte e Tocantins, o Paraná atingiu o limite prudencial, que é de 46,5% da receita.

Publicidade

Mal das pernas 2

Em situação pior estão Piauí, Alagoas, Paraíba e Sergipe. Os quatro estados nordestinos já dedicam mais de 49% da receita para quitar a folha de funcionários. Há ainda um grupo de dez estados (AP, CE, DF, GO, MT, PA, PE, RO, RS e SC) que está em situação de alerta, pois gasta 44,1% com pessoal.

Mal das pernas 3

Os problemas de caixa não escolhem partido. PSDB e PMDB têm quatro governadores com as contas em risco. Representantes do PSB, PT, DEM, Pros, SD e PSD também estão estre os chefes de Executivo estadual com alto gasto de pessoal.

Sem registros

Publicidade

A presidente Dilma tem lançado mão de uma antiga tática: a agenda secreta. Na última semana, encontros com ministros e com o ex-presidente Lula foram realizados sem anotação na agenda oficial, como forma de despistar os jornalistas.