O pastor brasileiro Ivair Tavares, de 40 anos, está preso em Lisboa, Portugal, sob a acusação de homicídio qualificado e de ocultação de cadáver de outro brasileiro, Alexandre Lenert, de 20 anos. O pastor é acusado de ter colocado o corpo de Alexandre em uma mala, que foi abandonada em um matagal nas proximidades da capital portuguesa. Os dois brasileiros pertenciam à Igreja do Evangelho Quadrangular, segundo o site do jornal Diário Catarinense.
Os brasileiros são de São Bento do Sul, Santa Catarina. Até o julgamento, o caso é mantido em segredo de Justiça. A polícia portuguesa não revela detalhes da relação entre os envolvidos. Os dois brasileiros viviam na mesma pensão em Lisboa. Tavares era amigo da família de Lenert no Brasil. Em entrevista ao jornal, o pai da vítima, Osvaldo Lenert, disse que o filho estava feliz porque "achava que estava com uma boa pessoa".
Quando o caso for levado ao tribunal, a polícia vai tentar provar que entre os dias 2 e 4 de novembro houve uma briga entre os dois, o que teria resultado na morte de Alexandre.
Segundo dois jornais portugueses, o "Correio da Manhã" e o "Jornal de Notícias", o crime teria ocorrido por motivos passionais. O corpo de Alexandre foi encontrado pela polícia portuguesa no dia 18 de novembro. O consulado do Brasil só fora acionado no dia 24, quando familiares do pastor entraram em contato com o Itamaraty.