Mesmo com os tumultos que impediram a conclusão da audiência pública sobre os novos pedágios no Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concordou em mudar a instalação da praça de pedágio pra depois da entrada da Estrada da Graciosa. O problema agora é a paternidade da idéia.
Paternidade 2 O prefeito Beto Richa havia afirmado antes da audiência que iria levar a idéia para a audiência em nome da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Mas Beto não pôde comparecer à audiência porque teve que atender o representante do BID e apresentar o projeto do Eixo Metropolitano. Com isso, o presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, que também defendia a idéia antes, garante que a mudança foi acatada por sua sugestão.
Outra entrada As lideranças políticas contra o pedágio vão defender agora a mudança de outra praça de pedágio, para depois do trevo de Garuva. Com isso, um outro acesso ao litoral ficaria livre do pagamento da tarifa. Além disso, evitaria que a concessionária da rodovia ganhasse "de brinde", a estrada de acesso a Garuva.
Voto aberto O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), assinou a lista de apoio à candidatura do vice-governador Orlando Pessuti à vaga de conselheiro do TC. Brandão afirma que como presidente não precisaria votar, mas fez questão de deixar "sua postura transparente".
Comunistas As mudanças no secretariado do governo estadual em função das eleições não vão tirar a Paraná Esporte das mãos do PC do B. O atual presidente, Ricardo Gomyde, que se desincompatibiliza no dia 31 de março para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, será substituído pelo seu chefe de gabinete, Milton Alves. O substituto é o presidente do PC do B no Paraná.
Enquete O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, está iniciando uma enquete em seu site, o www.drluciano.com.br, para saber a opinião sobre as obras propostas da prefeitura para a avenida Visconde de Guarapuava. Além de perguntar, o site apresenta uma defesa do fim do estacionamento nas laterais da avenida e a melhoria do tráfego na região.
Novidade O líder do prefeito na Câmara, vereador Mário Celso (PSDB), lembrou de outras alterações no sistema viário de Curitiba que provocaram grandes polêmicas. "Quando o Jaime Lerner implantou o calçadão na Rua XV, os comerciantes ficaram desesperados. Depois foi a implantação das canaletas do expresso, também provocou protestos. As pessoas resistem ao que é novo", argumenta.
Ofendido O plenário do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região aprovou na sessão de quinta-feira um voto de desagravo ao desembargador Carlos Eduardo Thompsom Flores Lenz por ter sido ofendido "em sua honra e dignidade com críticas ofensivas dirigidas a ele pela imprensa paranaense". Recentemente, Lenz proferiu decisão em que determinou a manutenção do contrato das contas do governo do estado no Banco Itaú. As críticas foram publicadas reproduzindo declarações de representantes do governo paranaense.
Nepotismo A Câmara de Vereadores de Carambeí aprovou por unanimidade projeto que proíbe a contratação de parentes para cargos públicos. A proibição é válida para os poderes Legislativo e Executivo, e veta a nomeação de cônjuges ou parentes consangüíneos ou afins até o terceiro grau. A lei vai atingir o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, senador e deputados federais e estaduais que tenham domicílio eleitoral na cidade.
Patrimônio A emenda parlamentar do deputado federal André Zacharow (PMDB), destinada a Antonina, foi liberada pelo governo federal. O prefeito Kléber Fonseca (PDT) vai receber R$ 108 mil para a revitalização da praça Romildo Pereira e obras de conservação do trapiche. A praça é o principal ponto turístico da cidade e receberá melhorias para atrair turistas para os restaurantes e lojas de produtos artesanais.
Pinga-fogo
* O deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB) decidiu ingressar com uma ação na Justiça para tentar anular o edital de licitação para o novo pedágio no Paraná e também a audiência pública, da última quinta-feira, interrompida por um tumulto.
* "Entrei na Justiça considerando o cinismo da resposta dos diretores da ANTT, após a interrupção da Audiência Pública", argumentou Scarpellini.
* O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, licenciou-se do cargo ontem à tarde, para começar sua campanha para ser indicado candidato a presidente pelo PMDB.
* A prévia peemedebista está marcada para o dia 19 de março e o outro concorrente é o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.
* A licença de Rigotto vale até 20 de março, até lá, o vice Antonio Hohlfeldt fica no cargo.
* A discussão sobre o fim das vagas de estacionamento na Visconde de Guarapuava uniu vereadores de todos os partidos.
* De petistas a parlamentares da base de apoio ao prefeito, todos pedem maior discussão antes da ação da prefeitura.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião