O PCdoB oficializou nesta quinta-feira (20) o apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara. O anúncio foi feito em um almoço entre parlamentares da legenda e o petista, em Brasília.
Essa é a décima legenda a integrar a base de apoio à candidatura de Maia, que já conta com , PMDB, PT, PR, PP, PSDB, DEM, PPS, PDT e PSB. Segundo a assessoria da legenda, o petista agradeceu a aliança com o PCdoB e ressaltou a importância histórica da sigla.
A líder do partido na Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), afirmou que o apoio foi possível depois da desistência da candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Segundo ela, a decisão foi tomada por Rebelo sem pressão do partido, com a intenção de "contribuir com um processo de unidade".
No encontro, a líder afirmou ainda que a legenda negocia com o PSB e PDT a formação de um bloco de esquerda na nova legislatura. A bancada do partido na próxima legislatura contará com 15 deputados.
A ideia de bloco vai contra a visão de Marco Maia, que defende a atuação em separado das legendas para manter a representatividade das bancadas eleitas.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião