A estudante do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP), Virgínia Barros, de 27 anos, foi eleita nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) para o biênio 2013-2015. Vic, como é conhecida, é filiada ao PCdoB, partido que comanda a entidade desde 1991.
A eleição foi realizada nesse domingo, 2, em Goiânia. A chapa de Vic Barros, "Bloco da unidade para o Brasil avançar", venceu com 2.607 votos (69% do total). Disputaram também as chapas "Oposição de Esquerda da UNE" e "Campo popular que vai botar a UNE pra lutar", que receberam 16,4% e 14,3% dos votos, respectivamente.
Quinta mulher a ocupar a presidência da entidade, a estudante é militante da União da Juventude Socialista (UJS) e formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nasceu em Garanhuns (PE), cidade onde nasceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua gestão, promete cobrar melhoras no programa de expansão das universidades federais, além do destino de 10% dos recursos do PIB para educação, principal bandeira da UNE.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião