No perfil de Requião, a Reuters cita o embate com os produtores de soja transgênica e com o banco Itaú. "O setor financeiro também não escapou de seus ataques", afirma a agência. "Com o slogan ‘dinheiro público em banco público’, ele trocou o monopólio do Itaú na movimentação das contas do estado pelo Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal."

CARREGANDO :)

Pedágio – O texto, assinado pela jornalista Carmen Munari, lembra ainda a batalha contra o pedágio. "Nas estradas, Requião vive uma verdadeira guerra judicial. Tem pelo menos 38 ações em andamento", afirma a reportagem.

Temperamental – Para finalizar, a Reuters traça o perfil do governador. "Requião, curitibano de 65 anos, já havia governado o Paraná entre 1991 e 1994. Sempre filiado ao PMDB, é tido por seus assessores como hiperativo, exigente, mas emotivo. Já para os opositores, seus embates não passam de demagogia."

Publicidade

Posse popular – O PMDB de Curitiba está preparando para segunda-feira uma manifestação popular para a posse de Roberto Requião, em seu terceiro mandato no governo. Uma tenda foi armada na rua entre a prefeitura e a nova sede do governo, além de um palanque, que deve ser ocupado por Requião para um breve discurso.

Segurança – Duas ambulâncias e um ambulatório ficarão à disposição para quem necessitar de atendimento médico. O trânsito de várias ruas ao redor do Centro Cívico estará bloqueado na manhã de segunda-feira.

Veto – A emenda ao orçamento 2007 que impediria que o governo contabilizasse como gastos com saúde algumas despesas, como a manutenção dos hospitais universitários e saneamento, foi assinada pelo deputado Tadeu Veneri (PT), depois de uma elaboração em conjunto com o Tribunal de Contas, Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde. A emenda foi vetada por Roberto Requião.

Programa – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) defende que até a metade de 2007 o partido defina sua linha programática para a eleição municipal, novas filiações e candidaturas à Câmara Municipal. Ele também defende a candidatura à reeleição do prefeito Beto Richa.

Calmaria – Políticos paranaenses não estão entendendo o silêncio do governador em relação à nomeação do futuro secretariado de governo. O silêncio, no entanto, não é proposital. Roberto Requião não tem pressa em fazer as poucas mudanças que pretende. Serão, no máximo, seis novos secretários nomeados. A única vaga a ser mudada e que já está explícita é a da Agricultura, já que o vice-governador Orlando Pessuti não acumulará o cargo neste novo mandato. Falta decidir o nome do sucessor.

Publicidade

Compromissos – Requião quer em seu novo secretariado uma maioria de peemedebistas. O governador teria apenas dois compromissos com outros partidos. Um com o PT e outro com o PSDB, devido ao apoio de Hermas Brandão. Deputados estaduais do PMDB não-reeleitos, como Rafael Greca e Ademir Bier, por exemplo, são cotados.

Litoral – Quando tomar posse na Assembléia Legislativa, Ney Leprevost (PP) quer propor um plano ambiental para o litoral do Paraná, de readequação. "Tem de haver uma revolução no nosso litoral, que está abandonado e sem cuidados. O índice de balneabilidade, por exemplo, é péssimo." Leprevost é oposição ao governador Roberto Requião e promete fiscalizar cada ato do Executivo.

Pinga-fogo

Os vereadores do PSDB da capital iniciam o ano com uma campanha de filiação em massa *** O objetivo é enfraquecer o poder do vice-prefeito, Luciano Ducci, que ao se filiar no partido levou quase mil novas pessoas para o PSDB de Curitiba ••• As eleições da nova direção municipal não estão marcadas ••• O deputado federal eleito André Vargas (PT) recebeu um telefonema do governador Roberto Requião (PMDB) pedindo a confirmação de que ele iria à sua posse ••• O petista disse que teria de estar em Brasília para a posse do Lula e não saberia se conseguiria chegar a tempo ••• Ganhou o convite para ir no avião do governador ••• Uma mostra que os dois deixaram de lado as desavenças.

***********

Publicidade

"Controvertido, com ideais nacionalistas e que não se furta a comprar brigas com setores relevantes da economia."

Texto da Reuters, agência de notícias, definindo o governador Roberto Requião (PMDB). O perfil de Requião faz parte de uma série de reportagens produzida pela agência sobre os governadores que assumem o mandato na próxima segunda-feira.

***********

política@gazetadopovo.com.br