| Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

A presidente Dilma Rousseff (foto) vai manter a agenda intensa de viagens nos próximos dias. A petista tem pelo menos seis compromissos programados. Na agenda estão a entrega de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida e a inauguração da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá (MT) que sediará jogos da Copa do Mundo neste ano. Hoje a presidente vai a São Paulo, onde tem compromissos em três municípios do interior: São José dos Campos (assina ordem de serviço para início da construção de 1.461 unidades habitacionais), Bauru (entrega 944 unidades) e Araçatuba (entrega 343 máquinas para municípios paulistas). Amanhã, Dilma vai a Goiânia participar de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na sexta-feira, no Mato Gorsso, além de participar da inauguração do estádio, entrega 911 unidades habitacionais do Residencial Jacarandá 1 e 2, do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Na última semana, Dilma esteve em cinco cidades de três estados: Pará, Ceará e Maranhão.

CARREGANDO :)

Explicações

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ouvirá amanhã as explicações de três ministros sobre denúncias de irregularidades de contratos mantidos pelos ministérios com organizações não-governamentais (ONGs). Serão ouvidos os ministros do Trabalho, Manoel Dias, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e Controladoria-Geral da União, Jorge Hage. Eles foram convocados a pedido do líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR).

Publicidade

Voto facultativo

O ministro do Supremo Tribunal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, disse ontem ser a favor do voto facultativo. A declaração foi feita durante gravação de entrevista para o Programa do Jô, da TV Globo. "Sou a favor do exercício da cidadania, do voto facultativo, mas precisamos avançar culturalmente para que os brasileiros em geral percebam a importância do voto", afirmou o ministro.

Mensalão mineiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quinta-feira o julgamento sobre o desmembramento do processo do mensalão mineiro. Os ministros vão decidir se o processo continuará no Supremo após a renúncia do ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), investigado por desvio de recursos durante a campanha pela reeleição ao governo de Minas Gerais em 1998. Com a renúncia, Azeredo perdeu o foro privilegiado e o processo poderá ser remetido à primeira instância, atrasando o julgamento.

Rio paulista

Publicidade

Em meio à discussão sobre o uso do rio Paraíba do Sul para abastecer São Paulo, o governador Geraldo Alckmin colocou mais lenha na fogueira ao dizer que a água que serviria para abastecer parte do estado é dos paulistas. "Quero lembrar ao governador Sérgio Cabral que o rio Jaguari pertence ao Vale do Paraíba, aos paulistas, assim como a baía de Guanabara é dos cariocas", disse ele em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, mandado um recado para o governo do Rio de Janeiro.

Definido

Sepultadas as esperanças a ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais) de disputar o governo de Santa Catarina, o PT no estado definiu seu pré-candidato. No no fim de semana o partido lançou a pré-candidatura do ex-deputado federal Claudio Vignatti. Os de Ideli, do deputado federal Décio Lima e do deputado estadual Jailson Lima disputarão a vaga de candidato ao Senado.

Pinga-fogo

"Nós não estamos acostumados com a democracia, com o tempo a gente aprende."

Publicidade

Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ao comentar a polêmica em torno do documento enviado por ele à Câmara Municipal de Curitiba, pedindo que os vereadores não aprovem feriados durante os jogos da Copa do Mundo na capital.

Colaborou: Euclides Lucas Garcia