Compasso de espera
Veja quais são as comissões de investigação que estão esperando na fila da Câmara Municipal de Curitiba:
Investigação do programa Fome Zero na cidade;
Situação do sistema de fornecimento de água, pela Sanepar;
Instalação de radares pela prefeitura;
Invasões de terrenos.
A instalação de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar as invasões de terrenos urbanos em Curitiba depende do encerramento de outras três comissões já protocoladas na Câmara Municipal. A proposta de investigação das ocupações foi protocolada na última quarta-feira, com o apoio unânime dos parlamentares. Mas o regimento interno da Câmara de Curitiba prevê que sejam instaladas no máximo três comissões do gênero por vez. E é necessário obedecer a ordem em que foram protocoladas.
Desde 2005, estão esperando na fila as comissões de investigação do programa Fome Zero em Curitiba; do sistema de fornecimento de água, pela Sanepar; e da instalação de radares. O pedido de investigação das invasões é o quarto da fila de espera. O vereador que apresentou o requerimento, Tico Kuzma (PPS), vai se reunir com os líderes dos partidos na segunda-feira para ver se consegue retirar algum dos pedidos de comissões.
Ele diz que os vereadores receberam muita reclamação de moradores ao redor dos terrenos invadidos neste mês. Eles dizem que há grupos incentivando as ocupações. "A comissão pode conferir quem são essas pessoas que promovem as invasões ouvindo os ocupantes e os vizinhos das áreas", diz Kuzma. "É uma situação que se repete, como na década de 90, quando a Câmara também instalou uma CPI para averiguar a situação das invasões", diz o vereador Jair Cézar (PTB).
Kuzma ainda questiona o porquê de nem todas as decisões de reintegrações de posse serem cumpridas pela Secretaria de Segurança.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião