O senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (10) que não acredita na eficiência das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e que hoje elas são o fato de maior "desmoralização e humilhação" do Congresso. Perguntado se as recentes denúncias sobre os casos de corrupção envolvendo a Petrobras poderiam mudar o perfil das CPIs da estatal, ele disse que não acredita nessa possibilidade. "Elas vão continuar inoperantes", falou em entrevista na sede da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

CARREGANDO :)

Simon afirmou que no passado as CPIs eram instituições "emocionantes" que de fato funcionavam. "No impeachment de Collor, por exemplo, nós parecíamos uma democracia da Suécia e da Dinamarca. O Congresso se transformou num tribunal, se votou com tranquilidade e ele foi condenado", falou.

Hoje, segundo ele, as discussões entre os membros das comissões são longas e não chegam a nenhum resultado. "Até hoje não fizeram absolutamente nada (nas CPIs da Petrobras), não tomaram nenhuma decisão", disse. "Sinceramente da onde a gente menos espera é que não sai nada. Infelizmente hoje da CPI da Petrobras no Congresso eu não espero coisa nenhuma."

Publicidade