• Carregando...

O deputado estadual, Geraldo Cartário (PMDB), aproveitou ontem a visita às bases em Fazenda Rio Grande para fazer uma consulta informal sobre o referendo. Diz que ficou espantado. "Pelo que vi vai ser um massacre. Todas as pessoas que conversei vão votar não à proibição", disse. Segundo o deputado, muitas pessoas que entregaram as armas para o Estado disseram estar arrependidas afirmando que se a lei de desarmamento começassse a vigorar agora não entregariam.

Pesquisa 2 – Para Cartário, que também vai votar contra a proibição da venda de armas, a campanha do referendo está ajudando a população a esclarecer o voto. "Antes só havia uma voz defendendo o desarmamento. Agora, a democracia mostrou o contraditório e as pessoas estão mudando de idéia", disse.

Armas – A Assembléia Legislativa vai votar nesta semana uma nova redação à lei que proíbe a comercialização de brinquedos que imitam armas de fogo e disparam projéteis através de pressão. O deputado Luiz Carlos Martins (PDT) apresentou projeto proibindo também a fabricação e o transporte das imitações. A discussão sobre o desarmamento no país motivou a revisão da lei, mas o parlamentar admite que ainda está indeciso sobre como votar no referendo de hoje.

Ajuda – O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), vai pedir auxílio amanhã ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que seja feita uma auditoria nos documentos sobre gastos com publicidade do governo. O material foi encaminhado pelo secretário de Comunicação, Aírton Pissetti, na quarta-feira, atendendo a pedido da oposição. Numa análise preliminar, Rossoni disse que há contradições entre os relatórios e o site do governo gestão do dinheiro público.

Aval – O secretário da Fazenda, Heron Arzua, declarou não há impedimentos tributários para a criação do pólo tecnológico de Foz do Iguaçu, segundo estudo de sua pasta, porque a medida não representa renúncia de receita fiscal. Mas a decisão de sancionar ou não a lei cabe ao governador Roberto Requião (PMDB). O projeto é do deputado de oposição, Reni Pereira (PSB) e prevê tratamento tributário diferenciado para empresas de informática e de eletroeletrônicos instaladas em Foz.

Pressão – O vereador de Curitiba, Ney Leprevost (PP), aprovou na Câmara Municipal uma moção de apoio à reivindicação dos hospitais filantrópicos para que seja reajustada a tabela do SUS. Assinada por 30 vereadores, o documento foi encaminhado para os Ministérios da Saúde e Fazenda. Leprevost disse estar incentivando todas as Câmaras para que façam o mesmo como forma de pressionar o governo. "A população que sai prejudicada com a situação caótica porque são hospitais beneficentes", disse.

Colaboração – O deputado Mauro Moraes (PMDB) afirmou que vai auxiliar o Hospital Pequeno Príncipe na luta para conseguir mais verbas. Segundo o parlamentar, a entidade enviou um requerimento expondo sua situação, queixando-se principalmente da defasagem de 110% das verbas repassadas pelo SUS. O parlamentar afirma que é preciso mobilizar a classe política para garantir mais recursos para os hospitais no orçamento de 2006.

Asfalto – A ordem de serviço para as obras de pavimentação da Estrada do Cerne deve ser assinada em 15 dias. A garantia é do chefe de gabinete do governador Roberto Requião (PMDB), Vanderlei Iensen (PMDB), que foi designado para acompanhar o processo. A obra será feita em parceria com o Exército Brasileiro. O governo estava esperando o orçamento do Exército para celebrar o convênio. Serão pavimentados 123 quilômetros entre Campo Magro e Piraí do Sul, no sentido ao norte do Paraná.

Devolução – O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, lamentou o aparecimento de um foco de febre aftosa no Paraná mas condenou a atitude do governador de devolver o R$ 1,5 milhão que seria enviado pelo governo federal para ajudar a controlar o problema. "É preciso ter juízo e equilíbrio no Paraná. O que foi oferecido representa 60% do que está previsto no orçamento para controle da aftosa, que é R$ 2,5 milhões", disse Vargas.

União – O desembargador paranaense Antenor Demeterco Júnior está propondo a criação da União dos Desembargadores do Paraná. De acordo com o jurista, a entidade poderia servir de embrião para uma entidade nacional. O vereador de Curitiba Fábio Camargo (PFL) ofereceu-se para dar apoio à criação da entidade.

Pinga-fogo

* O empresário de Cascavel, Alfredo Kefren (PSDB), um dos maiores avicultores do país, vai estar na Assembléia Legislativa, no dia 8 de novembro para falar sobre os riscos da gripe aviária para o Paraná.

* O convite foi feito pelos deputados José Domingos Scarpelini (PSB) e Geraldo Cartário (PMDB).

* Kefren é pré-candidato a deputado federal em 2006.

* O deputado estadual, Augustinho Zucchi (PDT), reagiu indignado ao foco de aftosa no Paraná.

* Durante a semana, o parlamentar agrônomo fez vários alertas sobre a importância do Paraná se proteger da doença reforçando as barreiras sanitárias em vez de tentar achar culpados.

* O deputado federal, Chico da Princesa (PL), desistiu de disputar a reeleição e vai concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa.

* Na mesma chapa do PL, esta o xará Chico Noroeste, que vai tentar se reeleger deputado estadual.

* Londrina e Maringá vão sediar na quarta-feira a última rodada de audiências públicas sobre o Orçamento do Estado de 2006.

*** Os debates estão sendo promovidos pela Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]