Uma pesquisa encomendada pelo PMDB do Rio de Janeiro ao instituto Listen, de Belo Horizonte, aponta que 94% dos filiados do partido que votarão nas prévias marcadas para o próximo dia 19 de março desejam que a legenda tenha candidato próprio. A pesquisa, realizada apenas para consumo interno do partido, foi realizada junto a 3,6 mil peemedebistas.

CARREGANDO :)

A pesquisa também indicou que o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, tem a preferência de 69% dos peemedebistas. O outro pré-candidato, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, tem 31% das preferências. O levantamento foi realizado nos dias 7, 8 e 9/3 em todo o Brasil, respeitando a proporcionalidade das regiões.

Garotinho, Rigotto e o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, em São Paulo, para discutir sobre o movimento de uma pequena parcela do partido que tenta adiar a data das prévias.

Publicidade

Temer foi categórico ao afirmar que as prévias estão mantidas e não haverá alteração de data.

- Na segunda-feira, às 17 horas, faremos em Brasília o sorteio da posição dos candidatos na cédula de votação das prévias. O PMDB está inflamado com a idéia da votação no dia 19. Esse movimento contra as prévias contraria as bases do partido - destacou.

O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, reforçou as palavras de Temer e acusou o PT e o governo federal de tentarem desmobilizar o PMDB.

- Vejo nitidamente a mão oculta do PT e do governo federal patrocinando este movimento (contra as prévias) dentro do PMDB. É uma quartelada, um golpe do PT - atacou.

Garotinho sugeriu que as bases do partido se levantem contra qualquer tentativa de impedimento para que o PMDB tenha candidato próprio na disputa presidencial. Germano Rigotto também criticou o PT e o governo pela tentativa de adiar as prévias e apontou ainda o PSDB como um dos interessados em desestruturar o PMDB nas eleições deste ano.

Publicidade

- O PSDB e o PT não querem a candidatura (do PMDB) porque sabem que essa bipolarização está com os dias contados - discursou.

Os dois pré-candidatos ressaltaram que continuarão percorrendo o país em busca de apoios até a realização das prévias.

Veja também
  • Adiamento de prévias do PMDB preocupa aliado de Garotinho
  • Rigotto descarta possibilidade de adiamento das prévias
  • Decisão judicial impede Roberto Bertholdo de dar entrevista em Curitiba