TRE manda apreender panfletos
Rio de Janeiro - Folhapress
Por determinação do juiz eleitoral Fábio Uchõa, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral do município do Rio de Janeiro, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) cumpriram ontem um mandado de busca e apreensão de panfletos contra o candidato Fernando Gabeira (PV) na gráfica Ediouro e na sede do PT municipal.
A denúncia recebida pela Justiça diz que o diretório municipal do PT encomendou a confecção de 3 milhões de panfletos com propaganda negativa contra o candidato, que disputa o segundo turno contra Eduardo Paes (PMDB). O PT, que apóia a candidatura de Paes, assumiu ter encomendado o material e reclama da apreensão. Além do PT, os panfletos são assinados por PSB, PDT e PCdoB. O presidente do diretório municipal do PT, Sebastião Bernardo, confirmou a encomenda à Ediouro, ao custo de R$ 42 mil. Até o fechamento da edição não foi confirmado se os fiscais encontraram os panfletos na Ediouro e na sede do PT.
Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que os candidatos à prefeitura do Rio continuam empatados tecnicamente. Fernando Gabeira (PV) aparece na frente com 44% das intenções de voto, ante os 43% apurados na primeira pesquisa do segundo turno e divulgada no último dia 9. Eduardo Paes (PMDB) tem 42% das intenções de voto, também um ponto porcentual a mais do que foi divulgado no dia 9. A margem de erro da pesquisa de é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. Considerando só os votos válidos que exclui os votos nulos, em branco e os eleitores indecisos , Gabeira tem 51%, e Paes tem 49%.
A discussão de propostas na campanha do segundo turno para a prefeitura do Rio tem ficado muitas vezes em segundo plano nos embates entre os dois candidatos, Fernando Gabeira e Eduardo Paes. Ambos recorreram ontem a "pegadinhas" para constranger o adversário durante um debate promovido pela rádio CBN, além de trocarem farpas e acusações. O peemedebista buscou demonstrar desconhecimento do candidato do PV sobre a máquina municipal. Já Gabeira quis evidenciar supostas contradições entre discursos e posições do outro candidato.
Paes indagou Gabeira sobre o papel da MultiRio empresa municipal em seu governo. Gabeira disse que ainda não tinha uma proposta para o órgão. "A MultiRio é fundamental, é uma empresa do município que trabalha com a atualização do professor. Ela vai ser um instrumento importante no nosso programa de governo", afirmou.
Já Gabeira questionou o peemedebista sobre a posição em relação à Cidade da Música. Depois que Paes qualificou a obra de custo aproximado de R$ 600 milhões como um "equívoco profundo", o candidato do PV se disse "surpreendido" com a posição do oponente. "As informações que recebi é de que a sua luta foi pela criação da Cidade da Música. O senhor e o vereador (do PSDB Luiz Antonio) Guaraná fizeram campanha pela Cidade da Música", disse.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano