• Carregando...
 |
| Foto:

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, atingiu a marca de 20% nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. A presidente Dilma Rousseff (PT), que vai tentar a reeleição, aparece com 37%, oscilação negativa dentro da margem de erro — levantamento feito em abril mostrava a petista com 38%. Já Aécio subiu 4 pontos em relação a abril, o que indica que, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno entre os dois candidatos.

INFOGRÁFICO: Aumentam as chances de um 2º turno nas eleições presidenciais

O terceiro colocado, Eduardo Campos (PSB), obteve 11% das intenções de voto, oscilando 1 ponto em relação a abril; Pastor Everaldo Dias (PSC), aparece com 3%; e José Maria (PSTU), Denise Abreu (PEN), Eduardo Jorge (PV) e Randolfe Rodrigues (PSol) aparecem com 1% cada. Somadas, as intenções de voto dos adversários de Dilma somam 38%. Para ser eleita no primeiro turno, ela teria de ter metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) mais um.

Dilma segue na liderança nos dois cenários de segundo turno, mas viu sua vantagem diminuir. Contra Aécio, ela tinha 50% em abril e agora tem 47%, enquanto o tucano avançou de 31% para 36%. Tendo Eduardo Campos como adversário, Dilma tem 49% das intenções de voto (em abril era 51%), ante 32% de Campos (em abril eram 27%).

Dilma e Aécio não comentaram o resultado da pesquisa. Eduardo Campos atribuiu seu índice ao fato de boa parte da população ainda não conhecer sua candidatura. "Se 25% da população diz que nos conhece, a gente já chega em simulação em 11% ou 14%. Imagine quando chegar a 100%", disse. "Estou confiante e nunca tive dúvidas de que essa eleição é em dois turnos e está em aberta".

Campos avaliou como positivo o fato de 74% da população defender mudanças. Ele lembrou que em 2010 a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à vice-presidência na sua chapa, terminou a eleição com quase 20% dos votos válidos.

O grau de conhecimento sobre Campos oscilou de 58% para 60%, mas ainda é o menor entre os três principais candidatos. Aécio passou de 75% para 78%. Os mais conhecidos continuam a ser Lula (100% de conhecimento) e Dilma (99%).

Rejeição

A pesquisa do Datafolha mostrou ainda que a presidente Dilma Rouseff é rejeitada por 35% dos brasileiros. Em patamar próximo aparecem Eduardo Campos (33%) e Aécio Neves (31%). A menor rejeição entre os nomes consultados é a do ex-presidente Lula: 17%. Na comparação com abril, a taxa de rejeição de Dilma oscilou 2 pontos para cima, a de Aécio oscilou 2 pontos para baixo e a de Campos se manteve estável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]