• Carregando...

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostrou que praticamente todos os municípios do entorno do Distrito Federal não têm programas de prevenção na segurança pública. Segundo coordenadora da pesquisa, Maristela Baioni, somente a presença da Força Nacional não é solução para o problema da violência na região.

"A presença da Força Nacional aqui hoje no entorno é fundamental, agora ela não é uma solução de longo prazo. Mais importante ainda é que nos vamos ter que trabalhar também todo um comportamento, um novo paradigma de policiamento, para que o policial do Distrito Federal, de Goiás e de Minas, também possa fazer um trabalho de aproximação com uma nova perspectiva de apoio a população", defendeu a pesquisadora.

Há algum tempo a sub-secretaria de Segurança Pública do DF trabalha em parceria com a comunidade das cidades do Distrito Federal com projetos sociais preventivos. Segundo o sub-secretário e representante do Conselho Comunitário de Segurança, coronel Cláudio Farias Gonçalves, essas áreas podem ser estendidas ao entorno, chamando a comunidade para participar. Ele disse que ações como essa já trouxeram resultados positivos.

"Aqui no Distrito Federal, por exemplo, há alguns programas interessantes que fez com que o índice de criminalidade em alguns locais diminuísse sensivelmente. É o caso do projeto Esporte à Meia-Noite, Picasso Não Pichava e da companhia de teatro Pátria Amada que vão até as escolas para um trabalho preventivo com jovens e adolescentes", exemplificou o coronel.

Para o secretário de Articulação para o Desenvolvimento do Entorno do DF e ex-prefeito de Luziânia, Zequinha Roriz, outro ponto importante para diminuir a criminalidade na região seria a criação de incentivos fiscais para a instalação de empresas no entorno para a geração de emprego e renda.

"Eu acredito que um dos itens importantes nesse sentido, seria que tivesse nessa área a isenção de alguns impostos e doação de áreas. Se nós conseguir no entorno trazer grandes indústrias pra cá, que tenha um grande comércio, que tenha emprego e renda para o nosso povo, diminui e muito o problema de segurança pública", esclareceu Zequinha Roriz.

O secretário informou ainda que existe conversações para aumentar, no ano que vem, a aplicação de recursos do governo do Distrito Federal na infra-estrutura do entorno. Neste ano, o governo distrital irá investir mais de 14 milhões em várias cidades do entorno de Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]