As duas pesquisas eleitorais para o governo do Paraná divulgadas no último fim de semana apontam a vantagem dos dois pré-candidatos tucanos. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Alvaro Dias vencem na maioria dos cenários apresentados pelos institutos Vox Populi e Radar. No entanto, cada um dos levantamentos apresenta porcentuais de intenção de votos diferentes para cada um dos pré-candidatos.A maior divergência de resultado entre os dois institutos se dá na disputa direta entre Richa e Alvaro. Na pesquisa do Vox Populi, 46% escolheram Alvaro como o melhor candidato do PSDB e 35% ficaram com Richa. Na Radar, é Richa quem sai em vantagem. Se a disputa fosse apenas entre ele e Alvaro, o prefeito de Curitiba alcançaria 53% das intenções de voto, contra 35% do senador.Alvaro e Richa travam um confronto dentro do partido para ganhar a indicação de candidato ao governo do Paraná. A definição de qual dos dois disputará a eleição sairia numa reunião da executiva estadual marcada para hoje. O encontro, entretanto, foi cancelado após os dois pré-candidatos terem uma reunião a portas fechadas com o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), na última sexta-feira.
O único cenário em que um dos tucanos perde é na disputa de Alvaro Dias contra Osmar Dias (PDT), Orlando Pessuti (PMDB) e Lygia Pupatto (PT), avaliada pelo Radar. Nesse cenário, Osmar alcança 39% das intenções de voto, enquanto Alvaro fica em segundo lugar, com 34%. Já numa disputa semelhante simulada pelo Vox Populi, Alvaro fica em primeiro lugar com 42%, contra 27% de Osmar.
Richa, por outro lado, vence em todos os cenários apresentados. Mas na pesquisa Vox, o porcentual de intenção de votos no prefeito de Curitiba é menor que o alcançado por Alvaro. No cenário apresentado acima em que Alvaro fica com 42% das intenções de voto , por exemplo, a vantagem do PSDB é menor quando o candidato tucano é Richa ele alcança 38%. Já numa disputa semelhante medida pelo instituto Radar, Richa fica com 45% das intenções de voto.
Na avaliação do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, essa diferença ocorre devido à maneira como são colocados os cenários. Ele explica que o nome que é mais votado no primeiro cenário e se repete ao longo dos outros costuma alcançar um porcentual maior de intenções de votos em todos eles. "É muito difícil as pessoas irem mudando de voto", avalia.
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre 29 de janeiro e 1.º de fevereiro, entrevistou 1,2 mil pessoas e tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais. Para a pesquisa do instituto Radar, foram entrevistadas 1.198 pessoas entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais.
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