• Carregando...
Stephanes Júnior, do PMDB: empolgadíssimo com a possibilidade de ser secretário de Beto. | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Stephanes Júnior, do PMDB: empolgadíssimo com a possibilidade de ser secretário de Beto.| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
  • Celso Daniel -O primeiro julgamento do caso Celso Daniel (foto), prefeito de Santo André pelo PT executado a tiros em 2002, expõe teses distintas acerca do crime. Para o Ministério Público, o assaltante Marcos Roberto Bispo dos Santos fazia parte de uma organização contratada por corruptos para eliminar Celso Daniel. Para a polícia, Bispo é

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia arquivou ontem o projeto de lei que proibia a divulgação de pesquisas eleitorais no Paraná entre o registro das candidaturas e a data final da votação. Pela proposta, de autoria dos deputados Élio Rusch (DEM) e Stephanes Junior (PMDB), os levantamentos só poderiam ser feitos para consulta interna de partidos e candidatos. A justificativa dos parlamentares era de que as pesquisas teriam sido "manipuladas" em eleições recentes para induzir o eleitor no voto. Erros dos institutos, alguns realmente crassos, deram margem a esse tipo de interpretação. Foi o caso da pesquisa para o Senado no Paraná, onde o último levantamento publicado apontou Roberto Requião (PMDB) 20 pontos à frente de Gustavo Fruet (PSDB). As urnas deram diferença de pouco mais de um ponto. En­­tretanto, a CCJ considerou a matéria inconstitucional, uma vez que a legislação eleitoral só pode ser modificada pelo Congresso Nacional.

* * * * * * *

Número

33 deputados já teriam fechado apoio a Valdir Rossoni (PSDB), único candidato declarado à presidência da Assembleia até agora. Ele teria apoio de DEM, PDT, PSB, PPS, PSC, PMN, PP, PRB, PTB e PSL.

Dilma e Obama

Dilma Rousseff quer se encontrar com Barack Obama antes da posse. Ela aguarda um lugar na agenda de Obama para fazer uma de suas poucas viagens internacionais no período pré-posse. De acordo com a assessoria da presidente eleita, nos próximos dias é provável que o governo dos Estados Unidos anuncie a data do encontro. Dilma também convidará Obama a visitar o Brasil em 2011.

Catadores

No último ano de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que repetirá encontro de Natal com os catadores de papel e moradores de rua de São Paulo e que, desta vez, levará a presidente eleita Dilma Rousseff junto para "passar o bastão" a ela. Segundo Lula, a confraternização com os catadores neste ano será no dia 23 de dezembro. Todos os anos, desde 2003, o presidente se reúne com o grupo na véspera do Natal.

Poder ao povo

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou proposta que permite aos cidadãos brasileiros apresentar ao Congresso pedidos para a realização de plebiscitos e referendos nacionais. A Constituição Federal já permite que projetos de lei de iniciativa popular sejam encaminhados ao Congresso, mas a proposta estende essa prerrogativa aos plebiscitos e referendos. O texto segue agora para votação no plenário do Senado.

* * * * *

Pinga-fogo

"Por que beneficiar meia dúzia de usineiros?"

Deputado estadual Jocelito Canto (PTB), ao solicitar informações ao governo sobre o decreto que modifica o regulamento de ICMS do álcool. Pela determinação, os produtores terão direito a um crédito presumido de 9% sobre o valor de operações com o produto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]