Pesquisas de intenção de votos divulgadas nesta sexta-feira revelam queda na vantagem do presidente Luiz Inácio da Silva, candidato à reeleição, sobre o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Forma divulgadas as pesquisas dos institutos Datafolha e do Vox Populi.
Na pesquisa realizada pelo Datafolha , o ex-governador de São Paulo subiu sete pontos percentuais. Apesar do crescimento do candidato tucano, Lula venceria a disputa no primeiro turno se a eleição fosse hoje. O petista subiu de 45%, na consulta feita em maio, para 46%. Já Alckmin subiu de 22% para 29%.
Em terceiro lugar, aparece a candidata do PSOL, Heloísa Helena, com 6%, seguida por Cristovam Buarque, do PDT, com 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael, do PSDC.
Na pesquisa Vox Populi, também divulgada nesta sexta-feira, a vantagem do presidente Lula sobre o candidato tucano caiu pela metade. Lula aparece com 45% das intenções de voto, quatro pontos a menos do que na última pesquisa do instituto. Alckmin, por sua vez, subiu de 23 para 32%.
Na simulação do segundo turno, a vantagem do presidente também foi reduzida de 19% para 8 pontos percentuais.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa ouviu 2000 pessoas entre os dias 22 e 24. A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1006/2006.
Datafolha
Em uma simulação de segundo turno, Lula derrotaria Alckmin, com 51% contra 40%.
De acordo com a pesquisa, Lula vence o candidato tucano entre os eleitores menos escolarizados, os de menor renda e os Nordestinos. Já Alckmin é o preferido do eleitorado mais rico e mais instruído.
O presidente detém 52% das intenções de voto entre os eleitores que cursaram apenas o ensino fundamental, enquanto o tucano tem 23%. Entre o eleitorado com ensino superior, o quadro se inverte, Alckmin sai na frente com 42%, contra 31% de Lula.
Na região Sul, o ex-governador de São Paulo também derrota o presidente, por 37% a 30%. Já no Nordeste, a vantagem é de Lula, que tem 64% contra 17% do candidato do PSDB. Na região Sudeste, os percentuais não são tão distantes: 39% das intenções de voto são para o petista e 34% para o tucano.
A pesquisa Data Folha foi a primeira feita após a escolha formal dos presidenciáveis. Os candidatos Enéas Carneiro (Prona) e Roberto Freire (PPS), que estavam na pesquisa de maio, desistiram da disputa.
O levantamento foi realizado nos dias 28 e 29 de junho com 2.828 eleitores em 177 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número 9922/2006.