O governador do Paraná, Orlando Pessuti, definiu o nome de três novos secretários. Carlos Moreira Junior, que era chefe de gabinete do governador Roberto Requião (que deixou o cargo no dia 31 de março para concorrer às eleições), vai assumir a Secretaria da Saúde; a pasta da Agricultura será comandada por Erikson Camargo Chandoha; e Jorge Augusto Calado será o novo secretário do Meio Ambiente. Os nomes foram anunciados em entrevista concedida a uma emissora de televisão de Curitiba, nesta quarta-feira (7). As informações são da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

CARREGANDO :)

Além de Moreira Junior, os outros novos secretários também já ocupavam cargos no governo. Chandoha era chefe do núcleo regional em Campo Mourão da Secretaria de Agricultura , enquanto Calado era diretor de saneamento ambiental da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Pessuti acrescentou que a prioridade do governo é ocupar o quanto antes os 25 cargos de chefia que estão vagos atualmente. Os antigos ocupantes dos postos pediram exoneração para participar do processo eleitoral. O governador ressaltou que não há "reforma" no secretariado e, sim, a "recomposição". "Vamos pensar as mudanças com calma", complementou.

Publicidade

O governador disse que pretende promover a interiorização do governo, com a realização de seis escolas de governo em macrorregiões, com participação das prefeituras e entidades civis. Nos dias dos encontros, secretários de estado poderão assinar convênios e ordens de serviço com autoridades municipais. Além disso, Pessuti irá inaugurar obras nas regiões.

"Nos próximos três meses teremos ações de governo muito fortes e ágeis. Diversas etapas de interiorização foram feitas no governo Requião e é foi um processo muito usado pelo Jaime Canet, José Richa e Alvaro Dias", lembrou Pessuti.

Apesar das denúncias apresentadas pela série Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC TV, o governador avalia que a relação com a Assembleia Legislativa deve se manter boa e sem "dificuldade de relacionamento". "Espero que possamos aprovar rapidamente na Assembleia o que for necessário", afirmou.

O governador elogiou o afastamento recente de alguns diretores e a atuação dos órgãos de investigação. "O Ministério Público está investigando, bem como a Polícia Federal. A expectativa é que isso se resolva rapidamente", disse.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

Publicidade

Veja as mudanças no secretariado desde a saída de Roberto Requião do governo