O governador Orlando Pessuti (PMDB) assinou, na quinta-feira (21), o decreto nomeando sua equipe de transição. Os representantes do atual governo serão os secretários Allan Jones (Planejamento), Ney Caldas (Casa Civil), Maria Marta Lunardon (Administração) e Cícero Gonçalves Oliveira (Controle Interno), além do técnico da Secretaria da Fazenda César Ribeiro Ferreira.
Eles vão trabalhar em conjunto com a equipe nomeada pelo governador eleito, anunciada oficialmente dia 5 de outubro. O grupo é formado por: Carlos Homero Giacomini, secretário de Planejamento de Curitiba; Luiz Eduardo Sebastiani, secretário municipal de Finanças; Norberto Ortigara, ex-secretário municipal de Abastecimento; Ivan Bonilha, ex-procurador-geral do município; e Deonilson Roldo, ex-secretário de Comunicação da prefeitura.
O secretário Allan Jones será o coordenador da equipe de Pessuti e o secretário Homero Giacomini vai comandar a equipe de Beto. As equipes começam a trabalhar oficialmente em 3 de novembro. O governador eleito definiu a data de 15 de novembro para que sua equipe conclua um diagnóstico completo sobre o estado. "Não podemos perder tempo. Vamos começar a trabalhar desde o primeiro momento e, para isso, precisamos ter em mãos, o quanto antes, esse diagnóstico", diz Richa, por meio da assessoria de imprensa.
O decreto assinado por Pessuti prevê que o futuro governador "terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e projetos do governo". As informações, no entanto, deverão ser solicitadas por escrito e os pedidos encaminhados ao coordenador da equipe. Allan Jones ficará encarregado de procurar o órgão responsável e levantar as informações.
A equipe de Beto Richa informou que está acompanhando as Mensagens do Governo ao Legislativo, compras e contratos de serviço, prazos de vencimento e renovação de contratos e licitações. "Nosso objetivo é evitar, na troca de governos, qualquer risco à continuidade de serviços essenciais, como o fornecimento de medicamentos de uso controlado na Saúde e a garantia de segurança e coleta de lixo no Litoral", disse Homero Giacomini.
Posse
A posse de Beto Richa está marcada para o 1º de janeiro de 2011, na Assembléia Legislativa. A transmissão do cargo deve ocorrer no Palácio Iguaçu, que está sendo reformado e a previsão é que seja reinaugurado em 19 de dezembro.
Deixe sua opinião