• Carregando...

A Executiva Estadual do PT promete divulgar hoje, após encontro regional, uma carta aberta sobre as articulações para a sucessão de 2006. O presidente André Vargas não gostou das declarações de Natálio Stica afirmando que "a conversa do Lula com o Osmar Dias é coisa do PT de Londrina". "Não é o Requião, através do Stica, que vai dizer com quem vamos conversar", disse Vargas. A direção quer deixar claro que vai ter candidato próprio a governador e que o partido não vai a reboque do governador.

Impacto – O deputado Barbosa Neto (PDT) afirmou que se o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) conceder licença para a instalação de nova usina hidrelétrica no Rio Tibagi, o Ministério Público Federal ajuizará Ação Civil Pública para impedir o leilão do projeto às empresas privadas, marcado para o próximo dia 16, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. "Os defensores da instalação de usinas hidrelétricas no Rio Tibagi omitem que há populações indígenas sob ameaça. E a Constituição Federal prevê que, neste caso, deve haver o acompanhamento da Funai (Fundação Nacional do Índio)", alerta o deputado.

Prestígio – A inauguração da Escola Arnaldo Cruz (ex-diretor de redação da Gazeta do Povo, falecido em abril), marcada para hoje pela manhã, na vila Pantanal, vai reunir a cúpula do PSDB. Já confirmaram presença o prefeito Beto Richa, o vice Luciano Ducci e o deputado federal Gustavo Fruet, além do presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Paraná, Abdo Aref Kudri.

No Supremo – A indicação de um ministro paranaense para o Supremo Tribunal Federal volta a ser discutida no estado pela entidade Fórum pela Democracia. O tema já havia sido abordado no começo do governo Lula e volta a ser debatido agora com a proximidade da aposentadoria do ministro Carlos Velloso (janeiro de 2006). A reunião está marcada para hoje, às 10 horas, na Assembléia Legislativa.

Defesa – Na Assembléia Legislativa, o deputado Mauro Moraes (PMDB) saiu em defesa do governador Requião na questão do pedágio. "As constantes cobranças de deputados da oposição, criticando a falta de cumprimento de promessas de campanha, não passam de provocações políticas, uma vez que desde a posse, o governador usou todos os meios possíveis e legais para romper com os contratos e diminuir o valor dos pedágios", afirmou o deputado.

Agentes de saúde – Uma ameaça de corte de ponto dos agentes de saúde em caso de greve provocou uma discussão sobre o uso político da categoria, em reunião realizada ontem. O vereador Fábio Camargo (PFL), presente à reunião, defendeu que para evitar problemas, o prefeito deveria pedir aos secretários que queiram ser candidatos que entreguem os cargos já no começo de 2006.

Arquivo público – A tentativa de isentar a tarifa do transporte coletivo para os presidentes de Associação de Moradores, de autoria dos vereadores Valdenir Dias (PMDB) e Sérgio Ribeiro (PV), não foi aceita. Segundo a liderança do governo, a proposição vai ser derrubada em plenário. Sem garantias no Orçamento, os vereadores tentam conseguir recursos através da Fundação de Assistência Social.

Radar – O vereador de Ponta Grossa José Carlos Raad (PSDB), conhecido como Dr. Zeca, quer implantar na cidade sinalização de radares parecida com a de Curitiba. Ele apresentou um projeto de lei que prevê colocação de sinalização vertical e horizontal. Banco – Mesmo com o fim do contrato com o Itaú, os postos do banco nas repartições estaduais continuarão funcionando. O Banco do Brasil está implantando caixas automáticos e também deverá abrir mais postos nas secretarias e órgãos do estado, especialmente no interior. Cartilha – A Câmara dos Deputados lançou ontem o Portal de Interação Legislativa e a Radionovela Cidadania, ferramentas que darão a vereadores de todo o país noções sobre suas atribuições e poderes. Os representantes do Legislativo municipal terão acesso a informações sobre o desempenho de suas funções, como legislação, notícias e dicas a respeito da elaboração do orçamento e fiscalização das atividades do Executivo municipal.

Pinga-fogo

* A bancada de oposição ao governo na Assembléia, aprovou requerimento para apurar o envolvimento de funcionários comissionados no Executivo estadual no planejamento da invasão de praças de pedágio.

* Depois de passar por Curitiba, o deputado federal Gustavo Fruet segue ainda hoje para Londrina, onde se encontrará com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB.

* Os vereadores acusam os secretários municipais de estarem fugindo do confronto no campo de futebol.

* A desculpa dos secretários é de que o prefeito Beto Richa está no Departamento Médico.

* Os funcionários da Câmara de Curitiba foram surpreendidos com gritos de fogo. O princípio de incêndio foi rapidamente controlado por uma brigada local.

* Não houve prejuízos materiais. Apenas folhas de papel na sala do xerox.

* O PRTB promete lançar candidato ao governo do estado, provavelmente o presidente estadual da legenda, Marino Teixeira.

* O candidato ao Senado será o vereador Custódio da Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]