Leia também:
O novo modelo de passaporte brasileiro ainda não é emitido em oito estados brasileiros. Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Roraima ainda não contam com unidades que ofereçam o novo documento. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Polícia Federal, cada estado deve contar com pelo menos uma unidade do DPF para atender requerimentos do novo modelo até dezembro deste ano.
Dezesseis novos itens de segurança para impedir a falsificação estão no novo modelo de passaporte. As mudanças atendem a normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), agência ligada às Nações Unidas.
A cor do novo documento mudou de verde para azul escuro, por conta do acordo com o Mercosul para que todos os países do grupo tenham o mesmo modelo. A principal alteração, no entanto, está dentro do passaporte.
Para evitar falsificação do documento, há código de barras bidimensional, papel com fio de segurança, tintas sensíveis a solventes, marca d'água e papel reativo a produtos químicos, entre outras alterações.
O requerimento do novo passaporte deverá ser feito pelo site do DPF, mediante agendamento prévio de atendimento. O interessado deverá preencher o formulário eletrônico disponível no site e apresentá-lo juntamente com a documentação no dia em que comparecer à Polícia Federal para a coleta das digitais, assinatura e fotografia.
O documento custa bem mais que o antigo. O preço saltou de R$ 89,71 para R$ 156,07. As unidades do DPF que não emitem o novo modelo continuam expedindo o passaporte no modelo antigo.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião