Empresário de Araucária e mais quatro pessoas são presos pela PF
Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (25) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma operação da Polícia Federal (PF), que acontece simultaneamente no Paraná e em Roraima e Amazonas. Um dos presos é o empresário Hissan Hussein Dehaine, segundo reportagem do telejornal ParanáTV, 1ª edição.Leia a matéria completa
A Polícia Federal informou no início da tarde desta quinta-feira que já prendeu 23 pessoas na operação Metástase, que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Roraima. Segundo a PF, o grupo teria dado um prejuízo de R$ 34 milhões aos cofres públicos. Entre os acusados está o coordendor regional da Funasa, Ramiro Teixeira.
A investigação foi iniciada há 18 meses, com uma escuta telefônica autorizada pela Justiça, e revelou que as fraudes ocorriam, principalmente, nas licitações de serviços de transporte em táxi aéreo, contratação de obras de engenharia e aquisição de medicamentos.
- Eles cobravam por horas de vôo não efetivados. Seriam vôos para levar remédios para índios ianomamis na fronteira. É um crime bem pior do que o valor monetário indica - afirmou o superintendente da PF em Roraima, Ivan Herrero.
A ação conta com 252 policiais federais mobilizados para cumprir 46 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão nos estados de Roraima, Amazonas e Paraná. Entre os investigados estão servidores da Funasa, sócios e administradores de empresas licitantes. Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Roraima.
Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista, onde serão ouvidos e conduzidos para a cadeia pública da cidade. Eles responderão pela prática dos crimes de fraude em licitações, formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro.
Deixe sua opinião