• Carregando...

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira 70 mandados de busca e apreensão em endereços de policiais e magistrados, acusados de tráfico de influência, em São Paulo. A polícia chegou a pedir mandados de prisão de alguns juizes, mas a Justiça não concedeu.

A PF considera esta operação maior que a Hurricane, que prendeu 25 pessoas, entre elas, três desembargadores, um juiz, um procurador da República e policiais federais, no Rio e na Bahia. A operação desmonta um esquema de corrupção e de venda de sentenças que beneficiam a máfia dos jogos no país. No Rio, as investigações revelam que sete deputados estaduais tiveram a campanha financiada pela máfia de caça-níqueis. Em São Paulo, a polícia iniciou na segunda-feira uma operação de lacre de caça-níqueis depois da operação Hurricane. Na última ação, nesta quinta-feira, foram localizadas duas fábricas de caça-níqueis em bairros nobres , a Vila Nova Conceição e a Vila Clementino, na zona sul.

Nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região suspendeu duas liminares que permitiam o funcionamento de casas de bingo no estado de São Paulo. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MFP) e pela Advocacia Geral da União (AGU), que afirmam que as casas de bingo desenvolvem uma atividade ilegal, já que não existe hoje no país lei que permita o seu funcionamento. Cabe recurso e a decisão só vale para quem tinha liminar federal. Os estabelecimentos amparados por liminares estaduais não são atingidos. A Prefeitura ainda analisa quais bingos serão fechados.

O TRF coloca como ilícito o jogo de bingo, vídeo bingos, caça-níqueis, máquinas de bingos eletrônicos e similares. Em sua decisão, o TRF cita a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, que diz que "para ser legítima a exploração de loterias e outros jogos de azar deverá realizar-se com a permissão e participação do Estado, seja pela exploração direta levada a efeito pelos órgãos ou entidades públicas ou pela delegação a particulares".

As liminares tinham sido concedidas pela Justiça Federal a associações esportivas como a Joli Esporte Clube FC (Bingo São Judas) e a Liga Esportiva Jaboticabalense de Futebol Amador, que permitiam o funcionamento de casas de bingo no estado. Com a suspensão das liminares, mais de 50 casas de bingos deverão ser fechadas. O jogo é proibido desde o ano 2000 e as empresas tiveram ainda um ano para fechar as portas. No entanto, muitas continuaram funcionando amparadas em liminares. O Sindicato das Empresas de Bingo do Estado de São Paulo lamentou a decisão

Na quarta-feira, a prefeitura de São Paulo bloqueou novamente a entrada do Bingo Royale Itaim, na Rua Joaquim Floriano, 850, na zona sul da capital. O bingo tinha sido interditado na manhã de terça, mas os responsáveis pela casa romperam o lacre. A prefeitura construiu um muro de concreto na entrada e abriu um inquérito policial por crime de desobediência, previsto no Código Penal.

Outros dois bingos foram interditados pela subprefeitura de Pinheiros nesta quinta-feira. Segundo a subprefeitura, os estabelecimentos não tinham autorização para funcionar. O bingo Pamplona, na Rua Pamplona, teve a entrada lacrada com blocos de concreto. O local foi multado em R$ 2.100,00. O Vídeo Bingo 24 Horas, na Rua Teodoro Sampaio, também teve a entrada fechada com blocos e recebeu multa de R$ 4 mil. Na região, já foram fechados sete bingos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]