A Polícia Federal decidiu indiciar o empresário Marcos Valério, o publicitário Duda Mendonça, o ex-presidente do PT José Genoino e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Todos serão acusados por evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.
O inquérito que apura o esquema do mensalão retornou nesta quinta-feira para a PF. O Supremo Tribunal Federal deu mais 30 dias para que as investigações sejam concluídas. A polícia considera que já há indícios contra Duda Mendonça, Valério, Delúbio e Genoino.
Em depoimento à CPI dos Correios, Duda confessou ter aberto uma conta no paraíso fiscal das Bahamas, em que recebeu R$ 10,5 milhões de Marcos Valério, por serviços prestados ao PT em campanhas eleitorais. Segundo Duda, Delúbio tinha conhecimento da transação.
Para a PF, Genoino também é responsável pela operação financeira porque na época era presidente do PT. Com base nessas informações, o delegado responsável pelo inquérito decidiu indiciar os quatro.
Até sexta-feira a PF quer ouvir os deputados petistas João Paulo Cunha, Josias Gomes e José Mentor. Os três são acusados de receber dinheiro das contas de Valério. Desde o início da semana o delegado está tentando agendar os depoimentos, mas como eles são parlamentares e tem foro privilegiado, em vez de serem convocados, são apenas convidados a depor. Por isso, podem negociar o dia e a hora em que querem falar.