• Carregando...

A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (5), em Brasília, uma operação de busca e apreensão em dois endereços ligados ao clube de futebol Brasiliense, de propriedade do ex-senador Luiz Estevão. Segundo a PF, a operação é resultado de uma investigação que apura crimes previdenciários.

A busca e apreensão de documentos do Brasiliense Futebol Clube foram autorizadas pela 12ª Vara da Justiça Federal. Por enquanto, a Polícia Federal (PF) apreendeu apenas documentos. Ninguém foi preso.

O ex-senador Luiz Estevão acompanhou a operação no escritório do clube, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, e negou que tenha cometido qualquer irregularidade.

"Toda pessoa razoavelmente informada sabe que, se um clube deixar de recolher a contribuição previdenciária dos seus jogadores, ele perde o direito ao contrato desses profissionais e paga uma multa rescisória alta", argumenta o ex-senador.

O dono do Brasiliense usou ainda em sua defesa as ações ganhas de jogadores contra o time na Justiça. "Se o Brasiliense venceu todas as ações de jogadores que tentaram dizer que o time não cumpria suas obrigações, é claro que o Brasiliense está com suas obrigações em dia", defende.

Luiz Estevão encarou a operação com naturalidade e afirmou não ter nenhuma preocupação quanto o assunto. "A investigação não é da Polícia Federal. Trata-se de um pedido de apreensão de documentos. A Justiça deferiu e a PF está apreendendo os documentos. Isso não nos traz nenhuma preocupação", afirma.

Durante toda a manhã, a PF esteve junto com funcionários do Ministério da Previdência Social. Às 14h, a polícia deve dar uma coletiva para explicar o que de fato está procurando no escritório e na sede do clube Brasiliense.

Cassação

Em 2000, quando era senador pelo PMDB do DF, Luiz Estevão enfrentou um processo por quebra de decoro e foi cassado, após acusações de envolvimento no desvio de verbas públicas na construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). Sucesso precoce

O Brasiliense Futebol Clube Taguatinga foi fundado em 1º de agosto de 2000 na cidade de Taguatinga, a 25 quilômetros do centro de Brasília, pelo ex-senador cassado Luiz Estevão. Já no final daquele ano, o clube sagrou-se campeão da segunda divisão do Campeonato Candango, sendo, assim, promovido à primeira divisão em 2001, quando conquistou o vice-campeonato.

A história de sucesso precoce se repetiu em 2002, quando o time foi vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo para o Corinthians em uma final marcada por erros de arbitragem, e campeão da terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

Em 2004, veio o primeiro título do Campeonato Candango. No mesmo ano, o time foi campeão brasileiro da segunda divisão, conseguindo, assim, uma vaga na elite do futebol brasileiro. Muitos jogadores famosos passaram pelo clube, como o artilheiro Túlio "Maravilha" (ex-Botafogo) e Iranildo (ex-Flamengo e Botafogo).

Atualmente, o Brasiliense disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e está em terceiro lugar no Campeonato Candango.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]