A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira o técnico em informática Cléber Guedes Pereira, acusado de produzir e vender DVDs piratas. Ele é suspeito de ter sido o responsável pela cópia ilegal do filme "2 Filhos de Francisco" comprada por assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula assistiu ao DVD no avião presidencial, durante a viagem de volta da Rússia.
Cléber Pereira foi preso em casa, no Gama, cidade satélite de Brasília. Com ele foram apreendidas cópias piratas de filmes, entre elas uma de "2 Filhos de Francisco". Ele vai ser indiciado por violação de direitos autorais e pode ser condenado a uma pena de dois a quatro anos de prisão. Cléber não quis prestar depoimento na PF, recorrendo ao direito de só falar em juízo.
A PF começou a investigar o caso há mais de um mês a partir de uma denúncia da Associação Nacional de Defesa da Propriedade Intelectual. Cleber copiava os filmes no computador e vendia pela internet, em sites como o Mercado Livre e Mercado DF. A cópia era enviada pelos Correios.
O Diário Oficial da União desta sexta-feira traz a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei nº 11.203, que institui o 3 de dezembro como o "Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais