A Polícia Federal mantém, até o momento, 29 pessoas presas na Operação Sanguessuga, entre elas, o ex-deputado Carlos Alberto Rodrigues, o Bispo Rodrigues. Cinco em Brasília e 24 em Cuiabá de acordo com informações da assessoria da PF. Outras 19 pessoas que estavam presas são procuradas, inclusive o ex-deputado Ronivon Santiago.
As pessoas que foram recapturadas nesta quinta-feira pela PF e as que ainda são procuradas fazem parte de uma nova operação para prender os envolvidos na compra de ambulâncias superfaturadas e que haviam sido soltas por conta de decisão da justiça. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal revogou a decisão e manteve as prisões. A Operação Sanguessuga foi deflagrada pela PF no início do mês. Além de ex-deputados, a operação prendeu servidores públicos e assessores parlamentares. Eles são acusados de crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, fraude em licitação e corrupção ativa e passiva.
O esquema, que teria movimentado R$ 110 milhões, começava no Congresso Nacional, durante a votação de emendas parlamentares ao Orçamento da União, para a compra de ambulâncias nos municípios. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu investigar 16 dos 63 deputados mencionados no documento da Justiça Federal, mas, em depoimento à PF, a ex-assessora do ministério da Saúde Maria da Penha Lino disse haver uma lista com os nomes de 283 parlamentares envolvidos com a Planam, empresa apontada como responsável pelo esquema de fraude.
Nesta semana, os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros, decidiram aguardar o resultado das apurações na Procuradoria-Geral da República para depois, com a denúncia em mãos, investigar os supostos envolvidos na compra fraudulenta de ambulância com recursos de emendas parlamentares. A decisão teve o apoio dos corregedores da Câmara, Ciro Nogueira, e do Senado, Romeu Tuma.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada