A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) enviou na manhã desta segunda-feira (31) três pareceres ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) favoráveis à aplicação de multa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada durante as comemorações do Dia do Trabalho. Os pareceres recomendam o provimento de três representações impetradas pelo DEM que pedem a aplicação de multas a Lula. Em duas delas, o PGE também recomenda a punição à presidenciável do PT, Dilma Rousseff. O presidente já foi multado quatro vezes e a pré-candidata, duas.
Em uma das representações, o DEM refere-se ao pronunciamento oficial feito por Lula em comemoração ao Dia do Trabalhador, veiculado em cadeia de rádio e TV no dia 29 de abril. O partido argumenta na ação que o presidente valeu-se do espaço institucional para, "mais uma vez", fazer propaganda de Dilma de "maneira subliminar".
Na segunda representação, impetrada no dia 3, o DEM acusa Lula, Dilma, a Força Sindical e o presidente da instituição, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), de terem feito propaganda antecipada nos eventos de comemoração do 1.º de Maio, quando o presidente participou de festas sindicais ao lado da pré-candidata petista. O partido também pedia a aplicação de multa à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o que não foi acolhido pela Procuradoria.
A PGE afirma no parecer que Dilma não deveria ter participado do evento, uma vez que a petista não ocupava na época "qualquer cargo no governo federal". "Não haveria razão para a sua presença no evento, a não ser para promover a sua candidatura", afirmou a Procuradoria. A instituição destaca ainda que o deputado Paulo Pereira da Silva teria deixado expresso, em discurso, o desejo de Dilma ser eleita presidente da República, o que "inequivocamente constitui propaganda eleitoral antecipada". Este processo está sendo analisado pelo ministro do TSE Joelson Dias.
Na terceira representação, o DEM argumenta que houve propaganda antecipada para promover Dilma também em evento do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no dia 1.º de Maio. O partido pede a aplicação de multa a Lula, Dilma e ao sindicato. A PGE recomenda as punições a Dilma e a Lula.
- Ministro do TSE nega pedido de suspensão de propaganda do DEM
- Lula se defende contra acusações do DEM por propaganda antecipada
- Ministério Público Eleitoral acusa PT de promover Dilma em propaganda
- TSE recebe novo pedido de multa contra Lula e Dilma
- PT entra com representação no TSE contra programa do DEM
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo