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O Ministério da Defesa anunciou nesta segunda-feira (6) que em março do ano que vem a pista principal do Aeroporto de Guarulhos será fechada para reformas de seu trecho central. Enquanto durarem as obras, os vôos serão transferidos para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 95 km da Capital, segundo informa o ministério de Nelson Jobim pro meio de nota.

O fechamento da pista está previsto para ocorrer na terceira e última etapa da reforma, que terá três fases. O Ministério da Defesa não soube informar por quanto tempo a pista permanecerá fechada.

As obras da pista, que têm 3,7 km de extensão, também ainda não têm previsão para começar. O cronograma da obra depende de estudos finais da Infraero. O ministro Nelson Jobim, que na semana passada havia anunciado reparos emergenciais na pista, recuou dessa decisão e definiu que as obras serão definitivas. Cumbica possui duas pistas para pousos e decolagens de vôos nacionais e internacionais.

A assessoria de imprensa da Infraero em Cumbica informou apenas que as obras da pista de 3,7 km não começam nesta segunda-feira (6), mesma data em que toma posse em Brasília o novo presidente da estatal, Sérgio Gaudenzi. Desde segunda-feira passada (30), a Infraero realiza o "desemborrachamento" da pista de 3,7 km para retirar da pista o excesso de borracha dos pneus das aeronaves e assim melhorar o atrito.

De acordo com o Ministério da Defesa, na primeira etapa das obras, será reformado um terço da pista em uma das cabeceiras - o restante dela ficará disponível para pousos e decolagens. Quando for concluída esta fase, o trecho será reaberto e as reformas passarão a ser feitas na outra cabeceira. Nas duas primeiras etapas da obra, não será necessário o fechamento da pista. A partir de março, a obra será finalizada com a reforma do trecho central.

Para receber os vôos de Cumbica, Viracopos precisará ser ampliado, sobretudo seu terminal de passageiros, segundo nota do Ministério da Defesa. A previsão é que essa ampliação seja concluída até março do ano que vem, sendo realizada simultaneamente à reforma de Guarulhos.

Revitalização

Antes do acidente do Airbus da TAM, no dia 17 de julho, o cronograma da Infraero previa que a revitalização da pista de 3,7 km de Cumbica teria início no dia 23 de julho. Para ser realizada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizaria audiência pública para discutir a obra. A reunião estava marcada para o dia 18 de julho, um dia depois do acidente, e acabou sendo suspensa.

A obra, que tinha previsão de durar cinco meses, envolveria a revitalização do pavimento da pista e também seu alongamento. Além disso, acrescentaria na pista as chamadas "saídas rápidas", atalhos para as aeronaves deixarem a pista e chegarem ao terminal. A vantagem é a desocupação mais rápida da pista pelos aviões.

Entretanto, não se sabe se as obras definitivas anunciadas agora por Nelson Jobim terão as mesmas características.

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