O governador Beto Richa (PSDB) nomeou o seu ex-chefe de gabinete Ezequias Moreira Rodrigues como novo diretor de Relações com Investidores da Sanepar. Funcionário de carreira da empresa estatal, Ezequias foi chefe de gabinete de Richa quando o tucano era prefeito de Curitiba. Ele caiu do cargo em 2007, quando estourou o escândalo da "sogra fantasma". A sogra de Ezequias, Verônica Durau, era funcionária da Assembleia Legislativa do Paraná e recebia sem trabalhar. Isso ocorreu durante 11 anos, de 1996 a 2007. O dinheiro, porém, ia parar em um conta bancária de Ezequias. Após a denpuncia, ele foi demitido do cargo na prefeitura e passou a trabalhar na Câmara de Vereadores de Curitiba, nomeado pelo presidente da Casa, o vereador tucano João Claudio Derosso (PSDB).
Em abril de 2008, Ezequias devolveu aos cofres públicos R$ 539,4 mil por meio de depósito judicial. O valor correspondia ao salário mensal de R$ 3,4 mil pago para Verônica no período que ela recebeu sem trabalhar, com juros e correção monetária.
Na sabatina com Beto Richa realizada pela Gazeta do Povo antes das eleições do ano passado, o governador disse que o caso da sogra fantasma havia sido esclarecido. "Foi um problema de um assessor meu com a direção da Assembleia Legislativa. Eu não tive participação alguma nisso. Ele reconheceu o seu erro e pagou a sua conta com a sociedade", afirmou o governador na época.
Na entrevista, Richa ainda defendeu o ex-assessor dizendo que ele trabalhou com políticos sem apresentar desvio de conduta. "Sempre foi uma pessoa correta, uma pessoa séria", comentou.
Poss
A nova diretoria da Sanepar tomou posse ontem, em cerimônia realizada na sede da empresa estatal, em Curitiba. Além de Ezequias, outro que integra a nova diretoria da Sanepar é Antonio Carlos Salles Belinati, deputado estadual entre 1998 e 2002 e filho do deputado estadual e ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati. Ele será o novo diretor comercial da empresa. O novo presidente da Sanepar é Fernando Eugênio Ghignone, ex-diretor de transportes da URBS.
Os demais diretores da Sanepar são: Antonio Hallage (Administrativo), Dirceu Wichnieski (Financeiro), João Martinho Cleto Reis Junior (Investimentos), Paulo Alberto Dedavid (Operações), Péricles Sócrates Weber (Meio Ambiente e Ação Social) e Ramon de Medeiros Nogueira (Jurídico).
Interatividade:
O governador Beto Richa compromete a sua promessa de fazer um governo ético ao nomear alguém que já esteve envolvido com um caso de servidor fantasma?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou